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domingo, 22 de janeiro de 2012

Microfranquias são tendência de bom negócio para 2012


As microfranquias são tendência de bom negócio para 2012. A previsão é que o segmento cresça em torno de 20% neste ano. Uma das vantagens deste modelo de franquia é o baixo investimento.

O franqueado Fernando Pozo é dono de uma empresa de cartões de felicitações. A empresa pertence à categoria das microfranquias. São negócios com investimento de até R$ 50 mil.

“A gente tem a classe emergente consumindo mais. A gente também tem investidores vindo dessa classe e pessoas diversificando os seus negócios, podendo investir em franquias de menor valor, em termos de investimento. Então, a gente tem esse crescimento em função do aquecimento da economia, da estabilização dessa economia, e das pessoas, tendo a oportunidade de ter um investimento em franquia com um valor menor”, diz a consultora Ana Vecchi.
O negócio de cartões surgiu na Inglaterra, há 20 anos. Evaldo de Mendonça é o franqueador para o Brasil. Hoje ele comanda 22 franquias, com a meta de chegar a 60 até o final de 2012.


“Casamento, aniversário, formatura e outras datas sazonais. Amor, casamento... Ou seja, não vai faltar datas para que as pessoas possam enviar um cartão”, diz o franqueador Evaldo De Mendonça.

O produto é vendido em consignação, em papelarias, floriculturas e lojas de presentes. O trabalho do franqueado é visitar os lojistas e convencê-los a virar parceiros.

A franquia é uma espécie de hospedeira de negócios. Aproveita a estrutura de pontos comerciais consagrados, sem ter de investir neles. A tática é oferecer muitas facilidades para conquistar o dono da loja. A franquia se encarrega de tudo: visita o local, confere, repõe o estoque e só recebe depois que o cartão foi vendido. O estabelecimento só tem que ceder um pequeno espaço para colocar o expositor. Na verdade, 45 centímetros quadrados. – um cantinho de loja.

E o cantinho pode render muito. Algumas lojas chegam a vender 300 cartões por mês, e a faturar R$ 2,4 mil - quase sem trabalho nenhum. “Nós não temos o trabalho de sair à procura, de fazer a compra, e temos a visita dele, o fornecedor, uma vez por mês, e toda vez que precisa assim um cartão especial nós somos atendidos”, diz Marly Afonso Aruzo, gerente da loja.
Para montar uma microfranquia de cartões de felicitações, o investimento é a partir de R$ 34 mil. Esse valor dá direito a taxa de franquia, 40 expositores e 8 mil cartões. A previsão inicial é fornecer para 40 lojas e ter lucro mensal de R$ 2 mil por mês.
“Ele chegando a 100 pontos de venda. Cada ponto vendendo 20 cartões, ele vai vender 2 mil cartões por mês, com um ganho de R$ 2. São R$ 4 mil por mês. É um belo lucro para um investimento tão pequeno”, avalia Mendonça.

Outra microfranquia tem um atrativo especial: a facilidade de divulgação. São quiosques no meio do corredor de shoppings com mais de 100 mágicas. O que chama a atenção são os truques feitos pelo vendedor, que juntam gente na hora.

A empresa de mágicas surgiu em 2004. Três anos depois, virou franquia. Hoje são 25 unidades. Quem administra a rede é o franqueador Sandro Rocha. “Eu tenho produtos que eu fabrico, eu tenho produtos fabricados por parceiros, tenho produtos que são mágicos que lançam e trazem as novidades para nossa loja. Eu chego a lançar média de 3 a 4 produtos, brinquedos, por mês, e 50% dos nossos produtos, você encontra só na nossa loja”, explica.

O investimento para montar uma franquia é de R$ 35 mil. Inclui o quiosque de 6 metros quadrados, a taxa de franquia e estoque. O faturamento médio mensal é de R$ 25 mil. Há dois anos, o franqueado Alexandre Bueno abriu a unidade. “O ano de 2011 que passou a gente fechou bem. Fechou acima da expectativa, uma margem de 10% acima”, revela.

Os vendedores passam o dia inteiro fazendo mágica em volta do quiosque. É a única propaganda do negócio. O papel vira dinheiro, os dados se multiplicam. O cliente compra para saber o truque

Cada cliente gasta em média R$ 100 por compra. Com poucos concorrentes, a lucratividade do negócio é alta. “A minha lucratividade é de 100% para cima. Tem 150%, 200%, o que ajuda, no seu dia a dia dentro de um shopping que tem o custo alto”, diz Rocha.

A meta da rede é abrir mais dez franquias pelo Brasil em 2012. A mágica para ter sucesso no negócio é, segundo Rocha, ter um ótimo ponto, estar bem localizado. “Estar num shopping que vai te dar retorno, com uma clientela boa. E demonstrar bastante o produto. Se você demonstra, o cliente compra, com certeza”, afirma.

Fonte: Do PEGN TV/G1

Imagens: Internet

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