R R Noticias

terça-feira, 22 de maio de 2012

Para OAB Rondônia , relatório na Assembleia frustra a expectativa da sociedade


Classificando a decisão da comissão como um suicídio político para os outros 16 parlamentares não envolvidos

Ao fazer uma avaliação sobre o resultado do trabalho da Comissão Parlamentar Processante instalada na Assembleia Legislativa para apurar se os oito deputados estaduais denunciados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público como integrantes de uma quadrilha comandada pelo ex-presidente da Casa, Valter Araújo, para saquear os cofres do Estado, a seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil acredita que a expectativa da opinião pública foi frustrada.

“Há um clamor público para que os deputados que não foram relacionados na denúncia realizassem uma faxina na Casa, decretando a quebra do decoro parlamentar por todos os envolvidos. Mas isso não aconteceu e agora os deputados estão todos iguais”, avaliou o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira.


Classificando a decisão da comissão como um suicídio político para os outros 16 parlamentares não envolvidos com a operação desencadeada pelo Polícia federal e pelo Ministério Público, o presidente da OAB acredita que a população se encarregará de punir os atuais deputados.

Hélio fundamenta sua convicção tendo como exemplo o que aconteceu com a bancada que cumpria mandato junto com o ex-deputado Carlão de Oliveira. Naquela época, apensa um dos 24 deputados, não foi incluída na denúncia do Ministério Público.

Mesmo assim, recorda Hélio, a Assembléia nada fez. Pior do que esta aquela Assembleia não adotou nenhuma providência interna para punir os deputados. Em compensação foi ínfimo o número de parlamentares que conseguiu a reeleição e o mesmo deverá acontecer com a atual representação no Legislativo.

Depois de se fazer presente junto com os movimentos sociais na parte da manhã nas imediações da Assembleia, quando se preparou para entrar com uma medida judicial contra o bloqueio das ruas no entorno do Parlamento para evitar a aproximação do povo, o presidente da OAB conseguiu a primeira vitória ao ter a garantia do presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho, que mandou liberar todos os acessos, inclusive ao plenário.

“Infelizmente, a sensação da sociedade é de frustração, por ver apenas o pedido de cassação do deputado Valter Araújo, já que há uma farta documentação a comprovar a participação dos outros sete envolvidos, inclusive de um que já é reincidente em receber propina e guardar nas meias e na cueca. Caberá ao povo punir esses políticos nas urnas”, observa o presidente da OAB Rondônia.


Carlos Araújo/OAB-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?