R R Noticias

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Governo identifica em 2011 desvio de R$ 1,8 bi em recursos públicos


CGU (Controladoria-Geral da União) divulgou ontem um balanço segundo o qual o desvio de recursos públicos objeto de ações de ressarcimento cresceu, em 2011, 5,5% em relação a 2010. O valor total, recorde, alcançou quase R$ 1,8 bilhão.

Apesar de tratar o valor como um “retorno potencial” aos cofres públicos, o próprio governo reconhece que maior parte do dinheiro desviado não volta ao erário. A média atual de recuperação desses recursos está em 15% do desviado. A dificuldade para recuperar o dinheiro desviado já foi maior. Até cinco ou seis anos atrás, o retorno ficava entre 1% e 2% do total fraudado, diz a controladoria.

Três fatores dificultam o ressarcimento do dinheiro desviado: a demora na prestação de contas por governos e entidades que receberam os recursos federais, o atraso na análise desses processos pelos órgãos competentes e a longa tramitação das auditorias no tribunal de contas.


Autor: CGU

Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?