R R Noticias

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Moradores no MA veem objetos não-identificados caírem do céu - VIDEO

Algo semelhante acontecu em novembfo do ano passado na Namibia.

Presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão crê em lixo espacial.
Objetos caíram em duas cidades distantes 300 quilômetros uma da outra.



Uma esfera esquisita, meio queimada, aparentemente de ferro. Segundo os moradores de Anapurus, cidade do norte do Maranhão, que fizeram as imagens com um celular, a bola caiu do céu, derrubou duas árvores e assustou muita gente.
Não foi a única esquisitice que os maranhenses viram cair do céu. A 300 quilômetros de Anapurus, outro objeto não-identificado causou espanto logo cedo. "Nós estávamos tomando café, quando meu marido olhou, tava desse tamanhozinho, ela girando, né? Aí, quando baixou a vista, que levantou de novo, nós ouvimos apenas o estrondo", diz uma moradora.

O objeto parece uma placa de metal e ficou cravado numa árvore na pequena cidade de Tufilândia. "Acredito que foi uma coisa feita pelo homem. Ou foi satélite, um pedaço de avião, uma coisa qualquer. Sei que do céu não veio. Veio do espaço. Mas do céu, não veio", diz outro morador.

O presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão disse que nunca tinha visto nada parecido, mas que a hipótese é que os objetos sejam lixo espacial. “Ele contém marcas pela corrosão com aspectos derretimento e há o fato das testemunhas terem dito que ouviram um grande estrondo. Essas duas características são evidências que o objeto pode ter vindo do espaço”, afirma Manuel Ricardo Costa, presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão.


Veja o Video:




Algo semelhante aconteceu em novembro do ano passado na Namíbia


Em novembro, as autoridades locais contataram a Nasa e a ESA (as agências espaciais norte-americana e europeia) para notificá-las sobre a descoberta de uma bola de metal com 1,1 metro de diâmetro e peso de 6 kg.

O objeto só não machucou ninguém por ter caído em uma região remota do país --uma vila a 750 km da capital Windhoek.

Segundo cálculos da Nasa, as chances de uma pessoa entre os cerca de 7 bilhões de pessoas que vivem na Terra ser atingida por um lixo espacial são de 1 em 3.200.

Desde o lançamento do Sputnik 1 (o primeiro satélite artificial em órbita), são quase 54 anos sem qualquer registro de morte nesses termos.

Na verdade, acredita-se que apenas uma única pessoa tenha sido atingida por lixo espacial. Em 1997, a americana Lottie Williams sentiu um baque no ombro que era um pequeno pedaço, diz a própria Nasa, de um foguete Delta. Ela não se machucou.

O lixo que circunda o planeta Terra são restos de equipamentos usados em missões espaciais.

Uma ou outra vez, essas sobras que flutuam aleatoriamente ameaçam bater na ISS (Estação Espacial Internacional).


Fonte: globo.com/Alex Barbosa São Luís, MA
folha.com/ciencia
Imagem; Ilustração/Internet
Video: YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?