Um mapeamento da CNT revelou que a recuperação de trechos críticos de rodovias federais em Rondônia necessita de investimentos da União no valor de R$ 668,9 milhões.
Um mapeamento detalhado realizado ano passado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que a recuperação de trechos críticos de rodovias federais em Rondônia necessita de investimentos da União no valor de R$ 668,9 milhões.
No ano passado, o DNIT realizou audiência pública em Porto Velho para anunciar que serão investidos na BR-364 R$ 530 milhões, recursos que virão por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas até o momento os recursos não chegaram no órgão federal, alvo recentemente de uma operação da Polícia Federal e que resultou na demissão funcionários acusados de desvios de recursos na execução de obras.
A Pesquisa CNT de Rodovias 2011, desenvolvida entre 27 de junho e 4 de agosto, mostrou que 57,4% das estradas de rodagem do País têm deficiências e 26,9% estão em situação crítica.
Especialistas da CNT revelaram que são números menos ruins do que os da metade da década passada, quando mais de 70% das rodovias tinham deficiências. Mas, recentemente, tem havido aumento do número de acidentes e de mortos e feridos nas estradas.
Além disso, segundo os especialistas da CNT, o custo econômico dos acidentes chegou a R$ 14,1 bilhões, em 2010, superando os investimentos do governo federal na área rodoviária, de R$ 9,85 bilhões. O número de pontos críticos das estradas passou de 109, na Pesquisa CNT de 2010, para 219, no levantamento deste ano.
Na última segunda-feira, o ex-vereador Espedito Macedo, de Cacoal, morreu vítima de acidente da BR-364, quando tentava desviar de um buraco. Na sexta-feira a rodovia da morte, como é conhecida, tirou a vida do prefeito Dirceu Alexandre, de Alto Alegre, e do motorista Cirilo Ferreira. O ex-deputado federal Eduardo Valverde também foi vítima da situação da BR.
Da reportagem do Tudorondonia
Imagem: internet
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