R R Noticias

quarta-feira, 14 de março de 2012

Presidente Médici através do Proerd forma novos Guardas Mirins


A batalha contra as drogas foi fortalecida com mais 48 jovens estudantes da cidade de Presidente Médici, entre formandos e promovidos, através do projeto Guarda Mirim, realizado pelo Instituto Educacional Sargento de Lima em parceria com o Programa Educacional de Resitência as Drogas e Violência (Proerd) da Polícia Militar de Rondônia.

A solenidade de formatura, da guarda e o Proerd, aconteceu no último sábado na quadra poliesportiva do município, na presença de autoridades municipais, do prefeito José Ribeiro (PMDB), do coordenador da Guarda Mirim de Presidente Médici, Gilmar Moura, Presidente da Guarda Mirim Juscimeire Cabral, da instrutora Juliana Guariento, do coordenador estadual do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONEN-RO), Nerival Pedraça, do Vereador Professor Olegário (representado a Câmara Municipal), professora Leomira (representando a Semec), Manoel Dutra, secretário de ação social, professora Andréia Brito (representando os professores estaduais).





A Guarda Mirim de Presidente Médici, fundada em 15 de fevereiro pelo senhor Gilmar Moura, na época presidente do Conselho Municipal de Segurança, e alguns pais e professores é um projeto educacional, que visa oferecer aos jovens estudantes formação cidadã e profissional, instruindo jovens para atuar como protagonistas em projetos sociais de combate as drogas e promovendo a introdução deles no primeiro emprego.








“O trabalho é uma referência no meio social e influência na vida dos participantes. Nós temos muitos militares que são oriundos do Proerd e levaram a filosofia a sério, o compromisso, e vestiram literalmente a farda” disse o major Holanda. O governo do Estado tem atuado no fortalecimento de ações antidrogas e a prevenção e formação de jovens faz parte deste projeto com órgãos parceiros como o Proerd e o Conem-RO.



A tropa juvenil, com idade entre 12 a 17 anos, é de alunos devidamente matriculados na rede escolar, onde já atuam como agentes multiplicadores dos conceitos morais e éticos adquiridos. O presidente do Conem, Neirival Pedraça, disse que espera dos jovens uma atuação competente e corajosa, como guardiões da sociedade contra a violência em diversas modalidades, inclusive da dependência química. “Sejam nossos auxiliadores nas ações antidrogas executadas na cidade de Presidente Médici e seremos cada vez mais fortes, formando uma tropa do bem” convidou Pedraça.

O coordenador Gilmar Moura falou das necessidades em que está passando a Guarda Mirim de Presidente Médici, dentre essas: a falta de cursos profissionalizantes, uma sede para a instituição, a necessidade de colaboração para oportunizar aos jovens o primeiro emprego, por parte do comércio local. “Estamos pedindo do Governo Estadual recursos para a construção de nossa sede, um sonho de todos nós. Aproveitamos a oportunidade em que estava presente o presidente do Conem, senhor Neirival Pedraça e pedimos apoio nessa luta” disse Moura, coordenador da Guarda Mirim.


A instrutora Juliana Guarientto, que também é responsável pelo Proerd, é a quarta a comandar a guarda, e além de seguir a filosofia do instituo, também introduziu as aulas do Proerd, como acontece nas escolas estaduais e municipais.

“A prefeitura de Presidente Médici e a polícia militar são os nossos principais parceiros, a primeira nos proporciona a alimentação, local para o funcionamento, recursos financeiros para aquisição do fardamento completo, também o apoio na elaboração de projetos. A polícia militar, através do 2ª BPM/Ji-Paraná, desde quando foi iniciada teve o apoio dos comandantes locais: Major Viana, Tenente Cassimiro, tenente Ranconi e agora o Sub Tenente Daniel, que sempre disponibilizaram os instrutores, entre outros apoios à Guarda Mirim”, disse Gilmar.

Ao final do evento os alunos homenagearam a comandante da tropa mirim, soldado PM Juliana Lopes Guarientto.



Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?