quarta-feira, 23 de maio de 2012
A 750 dias para o inicio da Copa do Mundo de 2014 metade das obras de mobilidade para a Copa ainda não saiu do papel
A apenas 750 dias da Copa do Mundo de 2014, o Brasil conta com apenas 5% das obras destinadas à competição prontas. Para complicar ainda mais o cronograma, metade ainda sequer saiu do papel. Há estádios, aeroportos, projetos de transporte e de infraestrutura atrasados. De acordo com o 3º balanço de ações para a Copa, divulgado nesta quarta-feira, há 55 obras em andamento e apenas cinco estão concluídas. Em relação ao último levantamento, feito em setembro do ano passado, houve um avanço de 76% na evolução dos trabalhos.
Ainda assim, há muita coisa que está longe de ficar pronta. Dos 101 empreendimentos previstos para a Copa, 15 ainda estão na fase de elaboração de projeto, o mais embrionário de todos. Desse total, há ainda 17 em licitação e apenas nove tiveram sua licitação concluída e estão aguardando o início das obras segundo dados divulgados em evento que contou com a participação de Aldo Rebelo, Ministro do Esporte; Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades; Miriam Belchior, do Ministra do Planejamento; Wagner Bittencourt, Ministro da Secretaria de Aviação Civil; Leônidas Cristino, Ministro da Secretaria de Portos; além de Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte.
Um exemplo do atraso está nos estádios. Das doze arenas previstas para o campeonato, apenas quatro ultrapassaram a barreira dos 50%. São os de Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Brasília. O do Rio de Janeiro tem 45% das obras concluídas e o de Recife, 33%. Esses seis estão previstos para receber jogos da Copa das Confederações, em 2013.
De todos os estádios, o mais atrasado é o de Curitiba, com apenas 11% de execução. O de Porto Alegre concluiu 20% e o de Natal, apenas 22%. A arena do Corinthians, em Itaquera, em São Paulo, tem 32% das obras concluídas. Manaus e Cuiabá apresentam execução de 40%.
O ministro Aldo Rebelo, do Esporte, ainda se mostra otimista em relação ao andamento dos preparativos. De acordo com ele, a maioria dos empreendimentos será entregue em 2013. Pelo cronograma do governo, 69 obras estão previstas para terminar no ano que vem, o equivalente a 68% do total previsto. Outros 17 projetos devem ficar prontos apenas no ano da Copa.
"Tenho convicção de que o estágio de execução das obras é suficiente. Estatísticas às vezes não explicam o quadro como um todo, não demonstram como estamos avançados em um período e apenas esperando a conclusão de detalhes para apresentar um andamento maior", tentou explicar o ministro.
Infraestrutura
Ainda que responsabilize a estatística, o Governo não conseguiu explicar como que, dos 51 empreendimentos em mobilidade urbana, apenas 28 estão em obras - e nenhuma concluída. Investimentos em mobilidade são, por natureza, obras de complexidade alta. E ainda há 23 que nem saíram do papel.
O ministro Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, tentou contextualizar o problema. Para ele, os gargalos que impedem o andamento mais rápido das obras são diferentes de cidade para cidade, mas já estão identificados. Ribeiro preferiu jogar a responsabilidade sobre ações do Ministério Público e questões relativas ao reassentamento de famílias atingidas pelas obras.
"Temos gargalos diferentes, mas a ideia é que possamos avançar nessa parceria e, num período rápido, ter isso solucionado", respondeu o ministro, sem precisar quando os projetos que estão no papel vão começar a efetivamente sair dele.
O problema atinge também os aeroportos. Segundo o governo, dos 31 empreendimentos previstos nos 13 terminais que serão usados na Copa, 13 ainda não tiveram as obras iniciadas, outros 13 estão em obras e 5 foram concluídos. Os investimentos previstos nas obras somam R$ 7,4 bilhões, sendo que R$ 3,6 bilhões são provenientes do setor privado. Apenas 3% dos recursos previstos foram executados.
Confira o balanço divulgado pelo Ministério do Esporte sobre o andamento das obras à Copa do Mundo:
Estádios
As obras dos 12 estádios estão dentro do cronograma estabelecido, e empregam 19.043 trabalhadores. Fortaleza, Salvador, Brasília e Belo Horizonte já ultrapassaram 50% de realização dos empreendimentos. Todas as arenas que têm financiamento contratado com o BNDES já receberam recursos do banco - os desembolsos somam mais de R$ 1 bilhão.
Aeroportos
Dez dos 13 aeroportos considerados prioritários para a Copa já estão com obras em andamento. Cinco já foram entregues (uma em Cuiabá, uma em Porto Alegre, duas em São Paulo e uma em Campinas). A entrega de 26 dos 31 empreendimentos tem previsão para 2013, e cinco delas para o primeiro semestre de 2014.
Mobilidade urbana
Nove das 12 cidades-sede estão com obras de mobilidade urbana em andamento. São, ao todo, 51 empreendimentos, que contam com financiamento do governo federal e cuja execução é de responsabilidade dos municípios ou governos estaduais. Desse conjunto, 28 empreendimentos (55%) estão em obras e sete (14%) com a licitação concluída. A maior parte dos projetos ¿ 41, ou 81% - ficará pronta até o segundo semestre de 2013; e dez devem ser entregues no primeiro semestre de 2014.
Portos
As intervenções já começaram nos portos de Fortaleza, Recife, Natal e Salvador. Em Santos e Rio de Janeiro, o processo está na fase de licitação. A de Manaus ainda está em elaboração de projeto.
Ações institucionais
O projeto de Lei Geral da Copa foi aprovado pelo Congresso Nacional, e seguiu para sanção da presidenta da República, Dilma Rousseff. Com a Lei, conclui-se a fase de normatização das garantias federais oferecidas à FIFA para a realização da Copa.
A matriz de responsabilidade de Telecomunicações, com o projeto de investimentos, foi aprovada pelo Grupo Executivo da Copa e publicada no Diário Oficial. Assim, inicia-se oficialmente o segundo ciclo de planejamento das ações governamentais para a Copa.
Terra
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