R R Noticias

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Enchente no Amazonas - Rio Negro supera cheia de 2009 e atinge nova marca histórica


Segundo a Somar, a chuva deve continuar na região Norte pelo menos até domingo, mas com baixos acumulados

Uma medição feita na manhã desta quarta, dia 16, no Rio Negro, no Estado do Amazonas, apontou que o rio atingiu a maior cheia da história, com 29,78 metros. A marca ultrapassa o recorde de 2009, quando o rio chegou a 29,77 metros.

Em razão das cheias, 49 municípios do Estado estão em situação de emergência. Manaus é uma das cidades mais atingidas pelas enchentes. Em todo Estado do Amazonas, pelo menos 75 mil famílias foram afetadas pela cheia do rio.

– A situação é catastrófica. Quando chove é esse corre-corre danado. É um vexame, todo mundo se apavorando. Para meu maior inimigo eu não desejo [passar por isso] – diz Maria das Graças, moradora do bairro São Jorge, na periferia de Manaus.

As águas chegam aos bairros de Manaus por meio de córregos e igarapés, espalhados pela Capital. Junto com a água, há muito lixo e esgoto, o que prejudica principalmente as crianças, que reclamam de dor de cabeça, vômito e diarreia.

– Cada vez que chove aumenta a água. E não é normal, apesar de morarmos em uma área que alaga. Mas a gente não esperava que fosse ficar desse jeito – disse Lorraine Gabriele, moradora do Bariri.


Nível do rio pode subir ainda mais

Antes de 2009, a cheia máxima do rio havia sido registrada em meados de junho de 1976, com 29,61 metros. Os maiores picos de cheia do rio costumam acontecer nos meses de junho e julho, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. Por essa razão, a estimativa é de que o nível do Rio Negro ultrapasse os 30 metros.

Na última quinta, dia 10, o governo federal anunciou um investimento de R$ 350 milhões para ajudar os afetados pelas enchentes na Região Norte. Os recursos deverão beneficiar agricultores, comerciantes, prestadores de serviços e setores da indústria prejudicados pelas cheias dos rios.

Segundo os meteorologistas da Somar, a chuva deve continuar na região Norte pelo menos até domingo, mas deve atingir baixos acumulados na maioria dos municípios. A chuva forte é esperada apenas na sexta, dia 18, para o leste de Tocantins.










SOMAR METEOROLOGIA, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?