R R Noticias

domingo, 6 de maio de 2012

Música - Mococa e Paraíso cantam em homenagem a Tinoco na Virada Cultural de São Paulo


A dupla sertaneja Mococa & Paraíso ocupou na tarde deste domingo (6) o palco montado no Largo do Arouche, durante a 8ª edição da Virada Cultural paulistana. Eles ocuparam o horário em que a apresentação seria do cantor Tinoco, que morreu na última quinta-feira, em São Paulo, aos 91 anos.

Mococa e Paraíso mantêm a dupla desde 1986 e chegaram a fazer parcerias com o cantor Tinoco. Mococa lamentou a ausência do amigo, que "resolveu ocupar o lugar de cima" antes da apresentação que estava prevista. Ele conta que chegou a compor com Tinoco e que a perda do amigo é bastante expressiva para a música brasileira.


Tinoco

Tinoco formou uma das duplas sertanejas mais famosas e respeitadas do País ao lado do irmão mais novo João Salvador Perez, o Tonico, ainda nos anos 30.
Com a paixão pela música herdada dos avós maternos, Olegário e Izabel, Tonico e Tinoco começaram a carreira em 1930, quando moravam em Botucatu, no interior de São Paulo. A primeira apresentação profissional aconteceu cinco anos mais tarde, junto com um primo, em show em uma quermesse local.

Em 1941 a família se mudou para a capital paulista e, devido às dificuldades financeiras, começaram a fazer apresentações aos finais de semana, ao lado de Raul Torres Florêncio, como o trio Os Três Batutas do Sertão.

Increveram-se em um programa de calouros na Rádio Emissora de Piratininga, chegando à final do concurso, quando foram aplaudidos de pé pelo público. Outros violeiros da competição também se emocionaram e cumprimentaram a dupla que já dava sinais de sucesso.

A partir daí começaram a colher os frutos e, no início da década de 50, já eram considerados um dos maiores nomes da música sertaneja no País. Nos anos 60, realizaram quase mil gravações, dividas em 83 álbuns. A dupla teve fim com a morte de Tonico, em 1994.


Homenagem do Jornal Nacional a Tinoco





Terra




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?