R R Noticias

sábado, 21 de julho de 2012

Antigas pontes da Madeira-Mamoré são recuperadas em Porto Velho


Estruturas foram alteadas para não ser atingidas por cheia.
Recuperação foi feita por concessionária da Usina Jirau.


Desde dezembro do ano passado, três pontes da centenária ferrovia Madeira-Mamoré passaram por obras de recuperação e alteamento de suas estruturas. As pontes, localizadas na região de Nova Mutum-Paraná, no município de Porto Velho, estão inativas desde 1972, quando a estrada de ferro foi desativada pelo governo federal.

As estruturas estão sobre o Rio Mutum e dois igarapés e têm, juntas, um pouco mais de 80 metros. As pontes estão próximas ao reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, que está sendo construída no Rio Madeira, a 140 quilômetros de Porto Velho.


O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) para a construção da usina prevê a possibilidade da chamada ‘super cheia’, que ocorre a cada 100 anos.

Por esse motivo, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela UHE Jirau, fez o trabalho de recuperação e alteamento das pontes para evitar que elas sejam destruídas, caso ocorra o fenômeno.

De acordo com a ESBR, o trabalho levou cerca de sete meses e contou com a mão de obra de pedreiros, carpinteiros, armadores, serventes, mestre de obras, encarregado e engenheiros.


G1 RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?