R R Noticias

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Criação de avestruzes ganha espaço em Rondônia


A carne de avestruz tem o sabor comparável ao da bovina, porém com mais benefícios que a carne branca

No Brasil existem cerca de 60 mil avestruzes. Em Rondônia, a Estrutiocultura, como é chamada a criação da ave, é umas das fontes de renda da região. Como o produtor e diretor de fábrica, em Mirante da Serra, José Francisco Cardozo, que há dez anos resolveu criar a espécie, pela facilidade e vantagens da mesma.

O produtor explica que na pecuária, por exemplo, são necessários até dois hectares para sustentar um boi no período da seca, enquanto que na mesma área podem ser criados até 20 avestruzes. Para chegar ao ponto ideal de abate, o boi leva três anos e precisa pesar cerca de 300 quilos, ou seja, 20 arrobas. Já o avestruz com apenas um ano e peso entre 100 e 110 quilos já está pronto para o abate. “Tudo no avestruz pode ser aproveitado, desde a carne, o couro e as plumas, e o melhor de tudo, com baixo custo e com um pequeno espaço”, afirmou.

José Cardozo explica que as expectativas de crescimento da estrutiocultura aumentaram nos últimos meses com a autorização para a exportação da carne. Atualmente, a carne é inclusive recomendada pela Sociedade Brasileira e Americana de Cardiologia e utilizada na merenda escolar de várias regiões do país.


A carne de avestruz tem o sabor comparável ao da bovina, porém com mais benefícios que a carne branca. Possui alto teor de ômegas 3 e 6, teor esse encontrado somente em algumas espécies de peixe. A digestão é mais rápida devido à baixa quantidade de gordura saturada e colesterol. Só para se ter noção do grande potencial dessa ave, um único ovo equivale a duas dúzias de ovos de galinha e é suficiente para fazer uma farofa para oito pessoas. A casca e as plumas são aproveitadas por artesãos para confecção de adornos. Mas, a Estrutiocultura também fornece outro tipo de produto.


Óleo de Avestruz

O avestruz é o único animal com o sistema imune resistente. Ele captura óleos vivos de ômega nas sementes, pastagens, rações e armazena na região abdominal, de onde é extraído. Estudos realizados pelo Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA) e pela Universidade Federal do Pará (UFPA) comprovam que o óleo e a banha do avestruz é rico em ácidos graxos, ômegas 3,6,7 e 9.


Benefícios do Óleo de Avestruz

O Ômega 3 presente no óleo de avestruz é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantes do nosso corpo: coração e cérebro. O óleo contém alto poder de hidratação, absorção e revitalização cutânea. Pode ser utilizado como cicatrizante e antiinflamatório. Auxilia também no combate a dores musculares, dores reumáticas, artrite, artrose, queimaduras e no tratamento de Câncer e Aids.


Produção de óleo

Rondônia é a única produtora do óleo natural de avestruz no mundo. A fábrica inaugurada, em março deste ano, em Mirante da Serra, possui o selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura. O negócio gera mais de 400 empregos na região e produz cerca de uma tonelada de banha por mês.



Com informações Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?