R R Noticias

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Policia Militar e Bombeiros de Ariquemes recebem mais de 3 mil trotes por mês


Geralmente trotes são passados por crianças de 6 a 10 anos de idade. Na semana passada, o carro dos Bombeiros se deslocou 15 km em vão

“Enquanto a pessoa passa o trote, deixamos de atender outra que realmente precisa”, enfatiza o comandante do Corpo de Bombeiros de Ariquemes, RO, Sued Rocha, que recebe cerca de 450 trotes por mês.

Já a Polícia Militar (PM) recebe cerca de três mil trotes mensalmente. Crianças de 6 a 10 anos são as principais autoras das ligações, conforme levantamento da PM.

Rocha conta que na semana passada, o Corpo de Bombeiros recebeu uma chamada e se descolou até o local informado, distante 15 quilômetros de Ariquemes. “Foi uma chamada falsa. Chegamos ao endereço e não tinha nada. O trote pode custar vidas, pois a viatura poderia estar na cidade realizando outros atendimentos”, alerta.

Conforme levantamento da PM, crianças de 6 a 10 anos são as principais autoras dos trotes, que acontecem geralmente nos horários de entrada, recreio e saída de escolas. “As crianças geralmente ligam de orelhões.

Umas fazem xingamentos, outras procuram os pais, e ainda têm aquelas que contam histórias de crimes. Mas, fazemos perguntas, descobrimos o trote e elas desligam”, conta o cabo, telefonista da PM, Vilmar Ferreira.


O telefonista revela que dos sete mil atendimentos realizados mensalmente, cerca de três mil são trotes, o que congestiona a linha telefônica e prejudica o trabalho da PM. “As pessoas que realmente precisam podem não conseguir atendimento”, destaca.

De acordo com o Código Penal, trote é crime e prevê detenção de um a seis meses ou multa. No entanto, Ferreira explica que a PM em Ariquemes não tem efetivo suficiente para fazer a fiscalização.

Em contrapartida, os policiais realizam palestras nas escolas, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). “Trotes é assunto recorrente nas palestras nas escolas.

Os policias orientam e enfatizam que o trote pode custar a vida de outras pessoas”, ressalta.

Ferreira ainda ressalta que os pais devem orientar os filhos quanto aos trotes. “É fundamental que os pais orientem e fiscalizem seus filhos, pois trote é crime e pode prejudicar muitas pessoas”, enfatiza.


Com informações Eliete Marques G1 RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?