R R Noticias

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Índios 'alugam' terras amazônicas para exploração ilegal de madeira


Segundo a Fundação Nacional do Índio, o pagamento aos indígenas seria feito em dinheiro, aparelhos eletrônicos, bebidas e prostitutas.

Índios da Amazônia têm loteado e "alugado" terras para madeireiros desmatarem e retirarem madeira de forma ilegal e a preços módicos.

Segundo a Folha de S. Paulo, as áreas estaria espalhadas pelo Amazonas, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.

A investigação da PF afirma que o metro quadrado da madeira é vendido pelos índios a R$ 15 e revendido pelos madeireiros por pelo menos R$ 1.000.

Segundo a Fundação Nacional do Índio, o pagamento aos indígenas seria feito em dinheiro, aparelhos eletrônicos, bebidas e prostitutas.


A Funai afirma que vem desenvolvendo trabalhos de fiscalização, conscientização e denúncia em parceria com a Polícia Federal.

As terras indígenas representam 21,2% da Amazônia Legal. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam que o desmatamento ainda não chegou a grandes proporções nessas áreas --atingiu até agora 1,29%.

Além da madeira, também existem investigações sobre o envolvimento de índios na extração de minério.


Com informações Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?