R R Noticias

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ji-Paraná Tráfego de ônibus e taxi-lotação poderão sair da Avenida Brasil

O tráfego intenso de taxi-lotação e ônibus pela avenida Brasil faz dessa via um cenário com todos os ingredientes para atropelamentos e batidas de carro que, no decorrer dos últimos anos têm aumentado. 

Definição de horário para tráfego de caminhões para carga e descarga na avenida Brasil e a possibilidade de retirar o tráfego de ônibus coletivo e táxi-lotação, da mesma avenida, foram os assuntos da reunião entre o presidente da EMTU de Ji-Paraná, coronel Marion, com o vereador Lourenil Gomes, na manhã da ultima sexta feira(15).

O vereador deve apresentar à Câmara requerimento para que o sistema de carga e descarga de caminhões, na avenida Brasil, seja permitido apenas das 19 horas até as 7 horas.

No entendimento de Lourenil e Marion, em função da enorme quantidade de veículos que trafega pela avenida, bem como ela não ser larga o suficiente, torna-se propício a acidentes por conta de caminhões estacionados.

“O risco de acidente e congestionamentos desnecessários se deve ainda  e até mesmo em razão da dificuldade dos caminhões em conseguir estacionar”, argumento Lourenil, ao dizer que no horário de maior pico, os caminhões estacionados, estrangulam a capacidade de tráfego da Brasil, uma das avenidas de maior movimento em Ji-Paraná.

Coronel Marion não só concorda com o argumento do vereador, como é um entusiasta dessa normatização.
Ônibus e taxi-lotação

Um dos pontos mais polêmicos é quanto à possibilidade da retirada do tráfego de ônibus e taxi-lotação da avenida Brasil. Lourenil pediu ao presidente da EMTU que faça um estudo de viabilidade técnica para que a mudança possa acontecer ainda neste ano.

O tráfego intenso de taxi-lotação e ônibus pela avenida Brasil faz dessa via um cenário com todos os ingredientes para atropelamentos e batidas de carro que, no decorrer dos últimos anos têm aumentado. 
Boa parte dos taxis para em qualquer lugar. Por sua vez, os motoristas dos ônibus não só encontram dificuldade de parar como até mesmo de sair de uma operação de embarque e desembarque de passageiro.

Uma das opções seria mudar esse tráfego para a avenida Maringá, que é mão-dupla.


Na opinião do vereador Lourenil, isso resolveria o tráfego da avenida Brasil e não iria ter algum impacto negativo para o setor comercial.

“A avenida Brasil se consolidou como grande centro comercial e tem vida própria, ou seja, todos os caminhos levam à avenida Brasil por conta das opções de compra”, disse o vereador.

 Ele foi mais além à justificativa: “no momento em que o tráfego de ônibus e taxi-lotação for para a Maringá, por exemplo, estaremos criando condições de abertura de mais pontos comerciais no setor, fortalecendo ainda mais o segundo Distrito, como centro varejista e de prestação de serviços”.
Coronel Marion disse que deverá, num futuro próximo, providenciar o estudo de viabilidade técnica sobre o tráfego de ônibus e Taxi-lotação da avenida Brasil. 

“Precisamos encontrar um meio inteligente e funcional para resolver o problema. Ji-Paraná é uma grande cidade e, como tal, precisa evoluir no redimensionamento do trânsito pensando no melhor para a população, mesmo que isso possa contrariar alguns interesses”, finalizou.

Lourenil disse ainda que o tema, num primeiro momento, poderá ganhar ares de medida impopular, mas que pretende debater sobre esta questão com todos os seguimentos sociais e com os demais vereadores. “Mas, independente do resultado, tenho a convicção de que o cidadão, o comerciante e o pessoal do taxi-lotação, deverão concordar que, alguma coisa precisa ser feita e que, Ji-Paraná, há muito tempo deixou de ser uma Vila de Rondônia”, comentou.


Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?