As fortes chuvas na região abriram uma cratera de quase seis metros na BR-425, com o rompimento de bueiros na cabeceira da ponte do Misericórdia, impedindo assim o tráfego de veículos na rodovia e deixando os municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré isolados do resto do Estado até terça-feira.
Num período difícil para as rodovias em Rondônia,
castigadas pelas intensas chuvas, o senador Acir Gurgacz cobrou do governo
federal urgência na recuperação dos estragos na BR-425, uma manutenção mais
eficaz em toda a malha federal, o início das obras de restauração da BR-364, e
como a conclusão das obras de pavimentação e construção das pontes da BR-429.
As fortes chuvas na região abriram uma cratera de quase seis metros na BR-425, com o rompimento de
bueiros na cabeceira da ponte do Misericórdia, impedindo assim o tráfego de
veículos na rodovia e deixando os municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré
isolados do resto do Estado até terça-feira.
O DNIT fez um desvio provisório na
pista para dar passagem aos carros, ônibus e caminhões, mas uma solução
definitiva será contemplada apenas no projeto de restauração completa da
rodovia, que está com o edital de licitação pronto e o mesmo será lançado até o
final do mês de fevereiro.
A situação das rodovias federais no estado vem
preocupando o senador Acir Gurgacz (PDT), que promete em 2013 continuar com
visitas semanais aos ministérios, em Brasília, para cobrar soluções rápidas
para problemas que ocorrem no Estado. "Esse é o caso de algumas BRs
localizadas em Rondônia.
Estamos tratando direto com o ministro dos
Transportes, com um acompanhamento semanal", afirmou Acir. "Ele me
garantiu, por exemplo, que em fevereiro vai dar a ordem de serviço para a
conclusão da BR-429, que é tão importante para nosso Estado".
"Hoje temos um problema sério nessa rodovia, que
liga Costa Marques a Presidente Médici, que mesmo com o asfalto praticamente
pronto, nós temos o risco de interrupção do tráfego", lamentou o parlamentar.
Segundo Acir Gurgacz, isso
acontece porque "as pontes são antigas, ainda de madeira, e não podem ter
manutenção porque já estão para serem substituídas. Com essa garantia do
ministro, esse problema será resolvido em breve, e nós vamos ficar atentos a
isso".
De acordo com o parlamentar, o DNIT está realizando
estudos técnicos e financeiros para saber como retomar a obra. Estudam a
possibilidade de realizar a obra dentro do contrato existente, com aditivos, ou
o lançamento de um novo processo licitatório, o que é mais provável.
O projeto
de construção das pontes está sendo feito de forma separada e pode ser que um
novo edital seja lançado. Um edital chegou a ser lançado no fim do ano passado,
mas foi anulado.
"Assim como obtivemos essa posição do ministério para com
a 429, vamos trabalhar para resultados positivos com a BR-425 e com a
174", pontuou o senador.
Assessoria
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