R R Noticias

sábado, 10 de agosto de 2013

A chuva de meteoros Perseidas poderá ser vistas em todo o mundo

Esses belos objetos são partículas de diversos tamanhos (algumas do tamanho de grãos de areia) deixadas pelos cometas (no caso o Swift-Tuttle) enquanto eles viajam ao redor do Sol.

Todo mês de agosto, a mais conhecida chuva de meteoros faz a sua aparição. Este ano, a chuva de meteoros Perseidas deverá atingir o seu pico durante a noite de segunda (12 de agosto) para terça-feira (13 de agosto), e poderá ser vista em todo o mundo (na verdade, já é possível observar algumas estrelas cadentes).

A lua estará em sua fase crescente, de modo que não atrapalhará na visualização das estrelas cadentes.

Esses belos objetos são partículas de diversos tamanhos (algumas do tamanho de grãos de areia) deixadas pelos cometas (no caso o Swift-Tuttle) enquanto eles viajam ao redor do Sol.

Quando o cometa se aproxima do sistema solar interior (onde a Terra está), seu núcleo de gelo e rocha se sublima por causa da radiação solar e forma uma longa cauda de gás e poeira. O fluxo de partículas resultante se espalha por uma região no espaço no qual a Terra cruza anualmente.


Uma chuva de meteoros acontece quando essas partículas entram na atmosfera da Terra em alta velocidade (cerca de 37 quilômetros por segundo, ou 214.000 km/h).

As Perseidas de agosto estão entre as mais fortes chuvas de meteoros anuais prontamente observadas, e a atividade máxima normalmente rende 90 ou 100 meteoros por hora. 

No entanto, qualquer poluição luminosa das luzes da cidade deve reduzir consideravelmente as chances de visualização


Fonte: cnomade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?