R R Noticias

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ex-deputado Valter Araujo deve ser levado para o Presídio Federal

Preso desde o último dia 26, após ficar foragido por quase dois anos, o ex-deputado prestou depoimento ontem na 3ª Vara Criminal, quando alegou estar sofrendo ameaças de outros presos.

Foto: Gilmar de Jesus
Em atendimento ao Ministério Público do Estado (MP), o juiz Franklin Vieira dos Santos, da 3ª Vara Criminal de Porto Velho, deverá decidir até a próxima sexta-feira pela transferência ou não do ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), do Presídio Pandinha para o Presídio Federal de Porto Velho. 

Preso desde o último dia 26, após ficar foragido por quase dois anos, o ex-deputado prestou depoimento ontem na 3ª Vara Criminal, quando alegou estar sofrendo ameaças de outros presos.

O ex-parlamentar foi ouvido juntamente com a deputada estadual, Epifânia Barbosa, no processo que trata do envolvimento de deputados em propina. 

As acusações vieram à tona durante a Operação Termópilas, deflagrada em 2011, quando Araújo foi acusado de chefiar uma quadrilha que desviou cerca de R$ 12 milhões dos cofres públicos.

Ainda ontem os advogados pediram a revogação da prisão de Valter Araújo, enquanto o MP solicitou a transferência sob a alegação de o ex-deputado ainda detém poder para interferir no processo que apura a corrupção na Assembleia Legislativa de Rondônia, em sua gestão como presidente.

Durante a Termópila foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, quatro de temporárias e 57 ordens de busca e apreensão em seis cidades do Estado. 

Oito dos 24 deputados estaduais foram presos acusado pelo MP de formar quadrilha com esquema fraudulento que favorecia empresas em licitações e contratos de prestação de serviço a órgãos do governo.

Cerca de 20 pessoas foram indiciadas em quase 70 ações penais propostas, como formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, violação de sigilo, entre outros. 


Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?