R R Noticias

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Enchentes: Prefeitos de Nova Mamoré e Guajará recebem apoio da Arom

Vitorino Cherque colocou a Arom à disposição das prefeituras de Nova Mamoré e Guajará, com apoio logístico e lembrou que, no último dia 17 de fevereiro, oficiou a presidente Dilma Rousseff, para que tomasse procidências.


As representatividades do Municipalismo e da Bancada Federal de Rondônia ouviram as comunidades de Guajará Mirim/RO e Nova Mamorá/RO, que sofrem com o isolamento resultado das enchentes. No último sábado (22), o presidente da Associação Rondoniense de Municípios – Arom, prefeito Vitorino Cherque, e a deputada federal, Marinha Raupp, conversaram com os moradores e prestaram apoio institucional às autoridades municipais.

Em Guajará Mirim, o prefeito Dúlcio Mendes relatou que além do cenário de 250 desabrigados, há o agravamento na situação econômica do município e a impossibilidade de trafegabilidade. O gestor informou que já se registra, inclusive, demissões nos setores que empregam chapeiros, estivadores e ainda a queda de movimentação nos hotéis e restaurantes, pois a cidade desenvolve vocação turística e é ponto de parada aos turistas e consumidores que saltam para a Bolívia.

Já o prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz, enfatizou a situação de isolamento, devido aos alagamentos, que submergem as pontes que ligam o município à BR 364. Queiroz ressalta que o município não registrou desabrigados por causa das enchentes, mas que, com a interrupção da única via legal de acesso à região, a situação tende a se agravar. Para o administrador, uma solução seria a abertura da BR 421, que liga a localidade ao município de Ariquemes.

Falando aos prefeitos, vereadores e entidades representativas daqueles municípios, o presidente da Arom informou as medidas que a associação tem tomado junto ao governo federal e ministérios pertinentes, para auxiliar no caso. Vitorino Cherque colocou a Arom à disposição das prefeituras de Nova Mamoré e Guajará, com apoio logístico e lembrou que, no último dia 17 de fevereiro, oficiou a presidente Dilma Rousseff, para que tomasse procidências.

Em trabalho conjunto com a Arom, a Bancada Federal, mobilizada pela deputada Marinha, cobra a destinação de recursos federais para a abertura da BR 421. A medida, conforme a associação, deve dar aos moradores da região do Mamoré uma nova alternativa de rota de tráfego. Além disso, conforme Vitorino, a entidade está preocupada com o “pós-enchente”. “A volta para casa com o restabelecimento dos lares também requer nossa atenção e mais recursos e vamos cobrar isso”, disse.


Autor: Willian Luiz / Arom

Comentário via Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?