R R Noticias

quarta-feira, 19 de março de 2014

AGRICULTURA - “Curso Boas Práticas da Agroindústria Familiar” será ministrado para Produtores rurais em Presidente Médici

O curso já foi realizado em Ouro Preto do Oeste, Theobroma e Candeias do Jamari. Nesta semana, está sendo promovido para 35 produtores rurais que já trabalham, e que estão começando a trabalhar com a agroindústria, no município de Presidente Médici.

O curso de “Boas Praticas de Produção da Agroindústria Familiar”, que visa oferecer um conjunto de medidas que se deve tomar para obter uma matéria prima com mais qualidade, vem sendo oferecido para produtores dos municípios do Estado através de uma parceria formada por um grupo de órgãos, sendo: SEDAN (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Vigilâncias Sanitária municipais, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), IDARON (Agencia de Defesa Agropastoril de Rondônia), Prefeituras, Secretarias Municipais de Agricultura, SEAGRI (Secretaria de agricultura do Estado) e outros.

O curso já foi realizado em Ouro Preto do Oeste, Theobroma e Candeias do Jamari. Nesta semana, está sendo promovido para 35 produtores rurais que já trabalham, e que estão começando a trabalhar com a agroindústria, no município de Presidente Médici. Os produtores do munícipio estão se concentrando no Auditório do Centro de Apoio ao Produtor Rural. O curso tem a duração de três dias, sendo que começou na segunda-feira, e terminará nesta quarta.
O Médico Veterinário, Paulo Arruda, Lotado na SEAGRI (Secretaria de Agricultura do Estado), é quem ministra o curso.

O PROVI (Programa de viabilização da agroindústria) que o Governador Confúcio Moura (PMDB) implantou no Estado, desde o começo de sua gestão, vem promovendo conhecimento e motivação nos produtores familiares levando-os a investirem na agroindústria, graças aos implementos também oferecidos pelo programa, e ainda, pela parceria feita com a EMATER, que através de seus extensionistas esclarecem e viabilizam meios de financiamentos para inicio do negocio da agroindústria, e coloca na formalidade para que os produtos sejam vendidos para programas do Governo, em feiras e também sejam exportados para outros Estados do País.


Trabalhando com a agroindústria no Estado, estão, pelo menos, 500 produtores rurais. Que produzem Farinha, pães, Poupa de frutas, produtos de laticínios, doces, e outros. Boa parte desses produtos, principalmente as Poupas de Frutas e a Farinha, são exportado para outros Estados, 30% são comprados pelos programas do Governo Federal, como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), e o restante é vendido em feiras e supermercados.

“O projeto que temos é de aumentar a qualidade dos produtos da agroindústria em Rondônia e também incentivar um numero maior de produtores a que entrem para o ramo. Nós oferecemos o curso, oferecemos visitas técnicas, regulamentação documentaria e meios para que consigam financiamentos. Hoje, somente na região de vale do Jamari, a agroindústria faz girar, anualmente, 1,5 milhão de reais. Ou seja, é aumento da qualidade dos produtos, crescimento no número de empregos e muitos outros benefícios, tanto para o produtor quanto para seu Município e também para nosso Estado.” Disse Paulo Arruda, Médico Veterinário, ministrante do Curso.

Em presidente Médici, segundo extensionistas da EMATER, 15 produtores rurais já trabalham com a agroindústria.

Dona Maria da Penha, moradora da 5º Linha, a 25 km da Cidade, montou uma pequena panificadora, e trabalha com seu esposo, Ademir, e o neto, Adrian, fabricando 240 pães para serem entregues semanalmente no ponto de recolhimento do PAA. Na padaria, dona Maria e o esposo, investiram R$4 mil reais na estruturação, e depois de um tempo que a padaria estava funcionando, compraram um carro para transportar o produto e pararam de pagar frete.

“Nós resolvemos trabalhar no ramo, depois que passamos a conhecer, através dos extensionistas da EMATER, essa oportunidade de termos uma pequena agroindústria com total apoio do governo do estado; E agora, com esse curso de boas praticas, com certeza sairei daqui com conhecimento que colocarei em prática para melhorar e ampliar nossa produção de pães” Desse, dona Maria da Penha.

Cerca de 70% dos produtores que participam do curso em Médici, são mulheres, pois os esposos tiveram de ficar em casa para evitar que a produção fosse interrompida. Portanto, as mulheres repassarão em casa todo o conhecimento adquirido durante os três dias.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?