R R Noticias

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cacoal - Fortes chuvas deixam moradores ilhados - FOTOS


Os moradores dos bairros Village do Sol, Jardim Saúde, Teixeirão e de alguns pontos dos Bairros Floresta e Princesa Isabel, bem como de outras áreas às margens do rio Machado e de córregos que cortam a cidade tiveram dificuldades para transitar após uma onda de fortes chuvas que caíram sobre a região durante a madrugada de domingo para segunda-feira (23) e que se estendeu durante todo o dia. Muitas pontes, construídas durante a administração Sueli Aragão, sem levar em conta a vazão de água, não suportaram e ficaram submersa.

Na foto da capa desta edição, ilustramos a situação de precariedade que ficou um trecho da Av. 7 de setembro, bairro Clodoaldo, com a Rua Artur Costa e Silva, Vilage do Sol. Simplesmente não havia como qualquer pessoa trafegar por essa via e quem tentou atravessá-la, teve de concluir uma arriscada aventura a nado.

O grande problema de Cacoal é que não houve, por parte dos responsáveis por construir essas pontes na cidade, o cuidado em dar uma elevação suficiente. Há vários anos deparamos com enchentes semelhantes, mas a administração anterior, ao construir pontes de concreto como a do bairro Saúde com o Princesa Isabel, simplesmente ignorou os cuidados técnicos. Sabiam que a ponte, da forma como foi construída, não suportaria a pressão e a vazão de água. Para piorar, o trecho próximo a ponte está em situação deplorável e de desespero, já que a chuva provocou enormes crateras em um pequeno trecho que não foi asfaltado. A esperança dos moradores do bairro Saúde é que o atual prefeito, que já se comprometeu em asfaltar todo o bairro, leve em conta a necessidade de concluir o pequeno trecho próximo a ponte.

Desespero

Tivemos notícias de que alguns moradores às margens de córregos entraram em desespero após as chuvas desta segunda feira (23) e houve até tentativa de suicídio. Vizinhos tiveram de atuar como psicólogos e muitos diálogos para convencer algumas pessoas desesperadas a controlar suas emoções e não cometer alguma loucura. Realmente a situação dos ribeirinhos é de dar dó. Entretanto, a prefeitura já tentou, por várias vezes, solucionar o problema ao proibir a construção de casas nesses locais e até havia removido os moradores para um loteamento próximo à linha 06. Apesar da situação, assim que os imóveis em situação precária foram desocupados, outras pessoas ocuparam os imóveis que ficaram vazios e hoje a margem continua totalmente povoada, apesar de que algumas casas, nesses períodos, ficam totalmente submersas (algumas a água cobre inclusive o telhado), mas é só água baixar e os moradores voltam a habitá-las como se fossem os locais mais seguros do mundo.
















Fonte: pordentrodanoticia

Imagem: ORKUT Rádio Rondônia AM 1470 de Cacoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?