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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dnit reduz prazo para início das obras de restauração da BR-364



Nova previsão do órgão é que obras comecem em 60 dias, no trecho mais crítico da rodovia, entre Cacoal e Ouro Preto do Oeste



O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), general Jorge Fraxe, anunciou ontem que as obras de restauração da BR-364 devem começar em 60 dias. Ele conseguiu reduzir o prazo previsto anteriormente pela metade ao desmembrar completamente o processo de licitação dos quatro lotes em que o projeto de recuperação foi elaborado. Agora, será licitado um lote de cada vez, começando pelo lote 2, entre Cacoal e Ouro Preto do Oeste, o trecho mais crítico da rodovia, cujo edital será lançado na próxima semana. “A restauração dessa importante rodovia para a região Norte do País está entre as prioridades do Dnit e já temos os recursos necessários para sua execução”, disse.



Nesta quinta-feira, 1º de março, o general Jorge Fraxe prestará esclarecimentos sobre a situação do órgão e da BR-364 na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), atendendo requerimento do senador Acir Gurgacz (PDT), presidente da Comissão. Ele disse que vai apresentar a nova proposta de gestão do Dnit, baseada na transparência e no compromisso com as metas e objetivos do País, e detalhar os procedimentos para que as obras rodoviárias sejam executadas com agilidade, transparência e eficiência. “A demora ocorre geralmente porque algo foi mal feito, e, no caso de Rondônia, interrompemos esse mal feito e começamos um novo processo”, justifica.

O diretor do Dnit se referia a Operação Anjos do Asfalto, da Polícia Federal, que em novembro do ano passado cumpriu 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em oito estados (MG, RO, SP, RJ, MA, PI, AC e DF), envolvendo mais de 160 policiais federais e 20 analistas da CGU. Os recursos públicos federais desviados ultrapassaram R$ 30 milhões.




“A superintendência do Dnit em Rondônia está renascendo de um processo que culminou com uma operação da Polícia Federal, onde o superintendente foi afastado com parte de sua equipe”, relata Fraxe. “Isto paralisou o órgão por um período, mas agora já nomeamos um novo superintendente e o trabalho recomeçou com energia renovada”, detalha.

MANUTENÇÃO

O diretor do Dnit disse também que vai reforçar o serviço de manutenção da BR-364 com mais uma equipe de trabalho, a partir da próxima segunda-feira. Atualmente, duas equipes, com cerca de 30 homens cada, trabalham no serviço de manutenção da rodovia em Rondônia, numa extensão de quase 800 quilômetros, entre Porto Velho e Vilhena. A situação crítica da rodovia se agravou durante o período de Carnaval, quando as chuvas aumentaram e o trabalho de manutenção foi reduzido. Em alguns trechos, entre Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno, a velocidade do tráfego é de 40 Km/h, por conta da quantidade de buracos na pista.

CONCESSÃO

Com relação à concessão da rodovia para gestão e manutenção da iniciativa privada, o diretor do Dnit disse que essa é uma possibilidade de longo prazo, que está em fase de estudo e que não interfere em nada na obra de restauração que será iniciada em 60 dias. A proposta tem como formato as parcerias público-privadas e não prevê a cobrança de pedágio. “Estamos na fase de estudos e, somente após aprovação da presidenta Dilma é que vamos apresentar esse novo modelo de gestão de rodovias”, disse Fraxe.



Autor: Assessoria
Imagem: Ilustração/internet

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