R R Noticias

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mundo - Protestos por queima de Alcorão deixam 8 mortos e mais de 30 feridos no Afeganistão



Pelo menos oito pessoas morreram e 35 ficaram feridas nesta quarta-feira (22) no Afeganistão após manifestações cada vez mais violentas contra a queima de exemplares do Alcorão na maior base dos Estados Unidos no país.

Os distúrbios mais graves ocorreram no distrito de Shinwar, na província de Parwan (ao norte da capital Cabul), onde seis pessoas morreram e 14 ficaram feridas pela ação policial, relatou à agência Efe um porta-voz do governo da região, Roshna Khalid.

Uma pessoa também morreu em Cabul e outra em Jalalabad (leste), segundo os serviços médicos.

Dez pessoas foram internadas no hospital da cidade de Jalalabad com ferimentos de bala, segundo o médico Ahmad Ali. Fontes do governo afirmam que outros 11 manifestantes foram feridos em Cabul.




Pentágono pede desculpas por queima de exemplares do Alcorão



O secretário de Defesa americano, León Panetta, apresentou nesta terça-feira um pedido de desculpas ao povo afegão depois da divulgação de informações de que soldados dos Estados Unidos queimaram exemplares do Alcorão na base de Bagram, e condenou firmemente os atos.

"Nesta manhã, o comandante em chefe da Força Internacional para o Afeganistão da Otan (Isaf), o general americano John Allen, me informou sobre o infeliz incidente que ocorreu na base de Bagram e que terminou com o tratamento inadequado de objetos religiosos, entre os quais exemplares do Alcorão", escreveu o chefe do Pentágono em um comunicado.

O general Allen "e eu mesmo apresentamos nossas desculpas ao povo afegão e reprovamos tais comportamentos da maneira mais firme possível", afirmou Panetta, que não confirmou, no entanto, se os exemplares do livro sagrado muçulmano foram queimados, como denunciou a polícia afegã.

"Tais atos não representam as opiniões do Exército dos Estados Unidos. Honramos e respeitamos todas as práticas religiosas do povo afegão, sem exceção", disse Panetta, apoiando a iniciativa de Allen de iniciar uma investigação conjunta com o governo afegão sobre esse incidente.

Milhares de afegãos protestavam nesta terça-feira diante de Bagram, a maior base americana no Afeganistão, perto de Cabul, acusando as tropas estrangeiras de terem queimado exemplares do Alcorão.


Video: Afegãos Protestam Contra Queima Do Alcorão Por Soldados Estrangeiros | Jornal Hoje



Fonte: Uol São Paulo / AFP Em Washington
Imagem; Ilustração internet
Video: YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?