R R Noticias

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Oi inicia testes de cobertura da frequência 450 MHz, Redes Wi-Fi mais velozes podem surgir já em 2012




Após a demonstração com a presença do ministro das Comunicações e do presidente da Anatel, uma equipe da agência permanecerá em campo, com técnicos da Oi e da Huawei





Com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende; e do presidente da Oi, Francisco Valim, a Oi realiza às 10 horas desta quinta-feira o primeiro teste de cobertura da frequência de 450 MHz, no município paranaense de Morretes, a 74 quilômetros de Curitiba.

O teste é uma contribuição da empresa à consulta pública nº 4/2012, promovida pela Anatel, sobre o edital de utilização desta frequência em áreas rurais. Na primeira demonstração, uma estação radiobase móvel (ERB) vai enviar dados e voz para a Escola Rural Municipal de Marumbi, localizada a 5 quilômetros da sede do município. A escola vai estar equipada com um modem conectado a um terminal telefônico e a dois computadores. O modem é um modelo FT 8090 da Huawei, empresa parceira da Oi no experimento, ao lado da AsiaTel.

Leia a matéria na integra no JM impresso.


Uma equipe de 20 colaboradores da Oi foi mobilizada para realizar os preparativos para os testes de transmissão. Após a demonstração com a presença do ministro das Comunicações e do presidente da Anatel, uma equipe da agência permanecerá em campo, com técnicos da Oi e da Huawei, para novos exames do equipamento e da transmissão. A Oi vai fazer outros testes para mensurar itens como propagação do sinal e níveis de potência na frequência 450 MHz, em regiões com topografias diferentes, nas cidades de Antonina e Realeza, também no Paraná; em São Sebastião e Sobradinho, no Distrito Federal; e em Manaus, capital do Amazonas. O objetivo dos testes é conhecer o desempenho da transmissão por esta frequência em três relevos típicos do território brasileiro: as áreas montanhosas, as extensões planas do Planalto Central e a Floresta Amazônica.



Redes Wi-Fi mais velozes podem surgir já em 2012




Dois novos protocolos de Wi-Fi podem chegar ao mercado muito em breve, ampliando a velocidade de transferências de dados consideravelmente. O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) está trabalhando nos padrões 802.11ac, com possibilidade de atingir até 1 Gbps, e 802.11ad, com velocidade máxima de até 7 Gbps.

Rumores dão conta que os novos padrões podem estar disponíveis já no final de 2012, com distribuição em 2013. Para se ter uma ideia do potencial evolutivo, atualmente os roteadores atingem velocidades máximas de até 450 Mbps.

Os novos protocolos ainda não forma aprovados em seus testes iniciais, contudo, de acordo com o site do IEEE, a estimativa é que, em 2015, mais de 1 bilhão de dispositivos já estejam utilizando as novas velocidades.

No Brasil, as velocidades de banda larga mais comuns – 1, 2, 5 e 10 Mbps – oferecem melhor compatibilidade com o padrão 802.11n (450 Mbps). Caso contrário, ainda que disponha de uma alta velocidade, você não poderá usufruí-la ao máximo.






Fonte: jmnews/lista-wireless
Imagem: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?