R R Noticias

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Temporal provoca ventos de 131 km/h no sul de Santa Catarina



O forte temporal que atingiu o Sul do País no final da tarde de domingo provocou ventos de 131,6 km/h em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil catarinense, os maiores estragos ocorreram nos municípios de Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza, no sul do Estado. O órgão não descarta a ocorrência de um tornado.

Em Forquilhinha foram afetadas 23 mil pessoas, das quais 250 ficaram desalojadas (abrigadas nas casas de parentes e amigos), 10 desabrigadas (levadas a abrigos públicos) e uma ficou levemente ferida. Ao todo, 500 residências foram afetadas e dez edificações públicas danificadas no município, que decretou situação de emergência. O abastecimento de água e o serviço de energia ficaram comprometidos.

Em Criciúma, ficaram desalojadas 30 pessoas, 40 residências foram afetadas e 16 edificações públicas atingidas. O sistema de energia ficou prejudicado. O município de Nova Veneza informou à Defesa Civil estadual que três aviários ficaram destruídos.


Os profissionais do Epagri/Ciram estão avaliando se houve a ocorrência de um tornado na região afetada. Segundo os meteorologistas, o forte calor e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pela formação de nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical. Ocorreram temporais com granizo e ventos fortes.

A Defesa Civil Estadual já disponibiliza atendimento emergencial aos municípios atingidos. Para Forquilhinha estão sendo encaminhadas 3 mil telhas e 50 kg de pregos. O município de Criciúma também informou que irá decretar situação de emergência, mas o documento está sendo aguardado pela Secretaria Estadual. Materiais como telhas e cumeeiras também deverão ser encaminhados ao município.

Veja o video de um vendaval recente, ocorrido em janeiro deste ano em Blumenau SC:



Fonte: Terra
Imagem: Internet
Video: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?