R R Noticias

sexta-feira, 2 de março de 2012

Cidade no litoral do PR é atingida por 660 raios em apenas um dia; não há registro de feridos



Guaraqueçaba, pequena cidade de 7.800 habitantes no litoral norte do Paraná, foi atingida por uma tempestade de raios na noite desta quinta-feira (1.°). O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou 660 descargas elétricas num raio de 10 km do centro da cidade. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos ou danos.

“É algo comum para a época, por causa do calor, que forma nuvens do tipo cumulo nimbus, que causam tempestades. Além disso, a localização da cidade, ao pé da Serra do Mar, é favorável à ocorrência de formação rápida de tempestades com raios”, disse a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto.

À noite, a tempestade de raios podia ser vista de Curitiba, distante 181 quilômetros de Guaraqueçaba. “Houve muitas descargas entre as nuvens, que são altas, e que assim podíamos ver da região da capital”, diz Ana Beatriz. Curitiba está a 934 metros acima do nível do mar.

Como comparação, durante a semana passada inteira, quando houve em Curitiba chuvas fortes acompanhadas de raios, o Simepar registrou 870 descargas elétricas num raio de 15 km do centro da capital –média de 124 por dia.

O Simepar utiliza um sistema de detecção de descargas atmosféricas, com estações em vários pontos do Paraná. Ele é capaz de detectar todos os raios que atingem o solo e os comunica em tempo real aos meteorologistas.



Rafael Moro Martins
Do UOL, em Curitiba
Imagem: Ilustração/internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?