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sexta-feira, 2 de março de 2012

Top 10: os caminhões mais potentes do mundo


Em 2011, o Brasil assistiu as fabricantes anunciarem uma série de opções para o segmento – a Ford, por exemplo, anuncio na última Fenatran que irá desenvolver o primeiro extrapesado da marca em nosso País.

Conheça os caminhões mais potentes do mundo, caminhões com motores capazes de gerar mais de 500 cavalos de potência! Mas não pense que tal poder seja mera ostentação: os modelos extrapesados são extremamente necessários no transporte seguro de grandes cargas, principalmente nas áreas de infraestrutura, construção e mineração. Em 2011, o Brasil assistiu as fabricantes anunciarem uma série de opções para o segmento – a Ford, por exemplo, anuncio na última Fenatran que irá desenvolver o primeiro extrapesado da marca em nosso País.


Veja agora quais são os 10 caminhões com as potências mais elevadas do planeta.


1 - Cat 797 - Caterpillar 1/10

Difícil tirar o trono desse gigante. Quando se pensa em caminhão grande, o Cat 797 logo vem à mente. Com seu motor diesel Cat C175-20 (e um tanque com capacidade para 3.785 litros de combustível), o mastodonte sobre rodas entrega uma potência de 4.000 cavalos. Todo esse poder é direcionado para o duro trabalho na área de mineração, onde o veículo é capaz de transportar cargas de 400 toneladas (geralmente, de cobre, carvão, minério de ferro e ouro). As dimensões também surpreendem: tem comprimento total de 15,08 metros e largura de 9,5 metros. Os pneus medem quase 4 metros de altura. E para o motorista chegar à cabine de comando, ele precisa subir uma escada de 6,5 metros.



2 - FH 16 750 - Volvo

Na Fenatran 2010, esse modelo sueco já chamava a atenção pela sua potência de 700 cavalos. Agora, em 2012, é possível conduzir um modelo mais poderoso, com 750 cavalos de potência. Tanta força não poderia deixar de lado o conforto: é possível escolher três configurações de cabine, todas com acabamento Premium. A história do FH 16 começou em 1987, quando o primeiro caminhão já oferecia 470 cavalos de potência. E até hoje se mantém como a ferramenta ideal para tracionar cargas de grande volume em regiões montanhosas e de serra.


3 - TGX V8 - MAN

Disponível na Europa, o TGX 18.680 V8 é a resposta alemã para os concorrentes Premium, e oferece um trem de força que chega aos 680 cavalos de potência. De acordo com a fabricante alemã, a cabine oferece um elevado conforto para o motorista, que poderá cruzar longas distâncias rodoviárias com total segurança. É oferecido na configuração 4x2.


4 - V8 - Scania

Esse poderoso caminhão é oferecido em duas opções de potência: 560 e 620 cavalos. Equipados com o motor Scania de 16 litros e oito cilindros em V, os veículos V8 são famosos por sua economia de combustível em trabalhos mais pesados e também com cargas leves. O torque elevado em baixas rotações cria a possibilidade de economizar ainda mais combustível, e os motores são regulados para fornecer grande torque já na marcha lenta, para facilitar o arranque. O torque máximo é produzido a partir de 1.000 rpm (rotações por minuto).


5 - Coronado SD - Freightliner

Esse modelo norte-americano é direcionado a transporte pesado em condições severas. Com três configurações de motor, pode chegar a 600 cavalos de potência e capacidade de carga de até 42 toneladas. A cabine também pode ser customizada, sendo oferecida em versões como simples e leito.


6 - W900 - Kenworth

Quem acompanha a série de TV a cabo “Caminhoneiros do Gelo” já viu esse pesadão norte-americano mostrando do que é capaz ao cruzar inóspitas estradas congeladas no Alasca. Sua motorização começa nos 475 cavalos, mas pode chegar a 600 cavalos de potência, sendo ideal para tracionar bitrens e cargas de grandes volumes.



7 - 389 - Peterbilt


Outro clássico “bicudo” norte-americano que já foi até “astro de cinema”: o modelo anterior 379 serviu como “corpo” do personagem Optimus Prime, o líder dos Autobots da série Transformers. Na vida real, o motor Cummins ISX15 pode chegar a 600 cavalos de potência para operações de transporte rodoviário de longa distância.



8 - 4900 - Western Star

Criada em 1967 nos Estados Unidos e controlada pelo grupo alemão Daimler, a Western Star se especializou na fabricação de modelos Premium como este 4900, que pode ser adquirido em três configurações (EX, SB e SF) – todas com possibilidade da inclusão de motores com 600 cavalos de potência. O “bicudo” é voltado principalmente para transporte rodoviário de longa distância, e é comum encontrá-lo em estradas australianas puxando três reboques (às vezes, até mais) e equipado com snorkels (para passar em áreas alagadas).



9 - Stralis AS - Iveco


O AS é de Active Space, pois sua cabine é espaçosa e confortável. Em sua versão teto alto, mede 3,8 metros de altura e 2,5 metros de largura. E o motor chega aos 560 cavalos de potência. Outros detalhes foram projetados especialmente para este gigante, como o novo painel em duas cores (preto e caramelo), o volante com duas tonalidades que traz as teclas de comando do computador de bordo (com nível de Arla 32 e econômetro), e as teclas da transmissão automatizada (D, N, R), condução econômica (ECO), limitador de velocidade, rebatedor elétrico de cabine e luzes internas.



10 - Magnum - Renault Trucks

No Brasil a marca lembra automóveis, mas na Europa a Renault também é bem conhecida pela qualidade de seus caminhões extrapesados. O modelo Magnum aposta no design e aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível, mas não economiza na potência de seu motor Dxi13: 520 cavalos.



Fonte: msncaminhoes.icarros/Mauro Cassane/MM Editorial
Imagem: Ilustração/internet

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