R R Noticias

domingo, 1 de abril de 2012

1º de Abril, Curiosidades do Dia e sua Origem


Você sabe por que 1º de abril é o Dia da Mentira? Há muitas explicações para esse fato.

Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera.

As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição.

Só que os gozadores passaram a ridicularizar os conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Fatos do dia

1924
Adolf Hitler foi para a prisão, condenado a 5 anos pelo Putsch da Cervejaria, uma tentativa frustrada de golpe de Estado. Ele foi solto nove meses depois.

1933
O governo alemão ordenou que os negócios pertencentes a judeus fossem boicotados. Muitas contas bancárias foram fechadas.

1939
Os Estados Unidos reconheceram o governo de Francisco Franco, na Espanha, vencedor da Guerra Civil Espanhola.

1945
Tropas americanas desembarcaram na ilha japonesa de Okinawa, ocupando-a e usando-a como base para ataques ao Japão.

1954
Getúlio Vargas propôs a criação do Plano Nacional de Eletrificação.

1968
Os estudantes Aprígio de Paula e Ivo Vieira morreram em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro e em Goiânia, respectivamente.

1977
Erasmo Dias, então Secretário de Segurança Pública de São Paulo, proibiu qualquer tipo de manifestação pública no Estado.

1979
Ruhollah Khomeini tornou-se o aiatolá do Irã quando o país virou uma República Islâmica.

1982
Celso Amorim, presidente da Embrafilme, foi demitido pela pressão militar depois da repercussão do filme Pra Frente Brasil, que mostrava a ditadura na década de 1970.

1984
O cantor Marvin Gaye foi morto aos 44 anos pelo pai, o reverendo Marvin, quando chegou em casa bêbado e tentou interferir em uma discussão.

1989
Entrou em vigor a determinação federal que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança nos automóveis.

1992
O Reino Unido e os sete países mais ricos do mundo concordaram em emprestar 66 bilhões de dólares em ajuda para a União Soviética.

1994
Israel libertou 500 prisioneiros árabes depois do Massacre de Hebron, em que centenas de palestinos foram mortos.

1998
Um naufrágio na Nigéria deixou 280 mortos. Segundo sobreviventes, um dos motores do barco teria quebrado depois de uma forte tempestade.

1999
O escritor paulista Marcos Rey morreu, aos 74 anos, vítima de câncer. Ele é autor do romance urbano Memórias de um Gigolô e do juvenil O Rapto do Garoto de Ouro, entre outros.

2004
A empresa Google lançou o webmail Gmail


guiadoscuriosos.com.br/Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?