R R Noticias

domingo, 1 de abril de 2012

Piscicultura em Urupá gera em média 13 milhões de reais por ano.


Na manha do ultimo sábado, dia 31, a Emater de Urupá realizou em seu auditório uma palestra aos aquicultores sobre produção, legalização e comercialização de piscicultura.

A palestra foi ministrada pelo técnico Gilmar Delecrode, onde enfatizou que a piscicultura em Urupá cresce a cada dia, e devemos estar preparados para atender as exigências do mercado.

A Emater faz gratuitamente o projeto de licenciamento da atividade de piscicultura de até 5,0 hectares de lamina d’água e encaminha para a Sedam, além do cadastro do ministério da pesca, que a Emater também faz, para que o piscicultor possa comercializar seu pescado a outros estados sem impedimentos.


Em Urupá aproximadamente 250 piscicultores, trabalham em torno de 500 hectares de lamina d’água, com produção anual de 3.125,000 quilos/peixes, gerando em torno de treze milhões de renda aos produtores.

O Dep. Edson Martins, parabenizou a Emater pela palestra e comentou que o governo do estado irá subsidiar o juro dos equipamentos agrícolas para agricultores familiares, e os piscicultores poderão financiar agroindústrias para processamento do pescado, podendo agregar valor na matéria prima gerando maior receita, além do deputado se comprometer em colocar uma emenda parlamentar para ampliação da fabrica de gelo que está sendo implantada pela Copaur.

O prefeito Célio de Jesus, disse que Urupá está de parabéns pela grande produção de pescado, elogiando a iniciativa da Emater em orientar os produtores, e diz que em breve em Urupá será implantado uma fábrica de ração de peixe e animal, onde poderá diminuir o valor do produto, além dos produtores poderem vender seus grãos tipo, milho, algodão se houver, enfim, será mais uma fonte de renda para Urupá.

E quanto a emissão das licenças de pisciculturas, a prefeitura está esperando o governo do estado instalar os programas nos computadores e publicação no Diario o termo de cooperação entre o município e a Sedam, a partir deste as licenças de pisciculturas serão todas confeccionadas aqui mesmo no município dando maior agilidade na produção, enfatizou Célio.



urupanet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?