R R Noticias

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Projeto Piloto da AROM vai levar internet gratuita a 45 municípios com até 50 mil habitantes no Estado de Rondônia


No município de Vale do Paraíso (RO), tanto os moradores da zona urbana quanto os da zona rural navegam pela Internet a custo zero. Além de funcionar em condições satisfatórias de velocidade e conexão ininterrupta, o sistema recentemente implantado pela prefeitura não custou mais que R$ 60 mil. Trata-se de um projeto piloto que visa economicidade e inclusão digital às regiões interioranas do Estado, elaborado pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM).

O formato de distribuição da rede de Internet gratuita, estudado e desenvolvido pelo técnico responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da AROM, Anderson Gualbano, deve cobrir moradias de cidades e de linhas vicinais de 45 municípios com até 50 mil habitantes no Estado. Vale do Paraíso foi o primeiro a implementar o modelo da associação aos munícipes, restando aos prefeitos dos demais, solicitar o projeto, adquirir os equipamentos e agendar a instalação.

As pesquisas sobre o assunto foram iniciadas pela AROM em 2010 por determinação do presidente e prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes. O gestor encomendou a confecção de um projeto que contivesse os melhores equipamentos para garantir excelência no funcionamento e tudo ao menor custo do mercado, para que os municípios de pequeno porte e pouco orçamento também pudessem adquirir o sistema.

Em Vale do Paraíso, toda a área urbana e parte da zona rural (linha 202) que está a 30 quilômetros da cidade, são abrangidas pelo Cidade Digital, atualmente. No entanto, segundo o prefeito Charles Luiz, o projeto será expandido em curto espaço de tempo. “Vamos atingir a linha 201 e o distrito de Santa Rosa, que ficam a 40 quilômetros da cidade”. Disse o gestor ressaltando que o custo de manutenção é ínfimo, em relação ao da instalação.

Após a exibição de reportagem na TV, (Jornalismo do programa Fantástico) sobre o mal funcionamento de internet gratuita em João Pessoa (PB), a AROM iniciou contatos com a prefeitura daquele município, para oferecer parceria técnica sem custos. A associação ofereceu a instalação do projeto Cidade Digital disponível em Rondônia com as soluções necessárias para o problema.



Assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?