R R Noticias

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Corrupção - Caixa enviada para a deputada Epifânia (do PT) continha R$ 60 mil


Nesse mesmo dia, um pouco antes, Valter Araújo encaminhou a Goteira a seguinte mensagem telefonica: “gota passa hj sessenta para epifania devo para hoje”.

O interesse de Batista seria que Valter Araújo aprovasse os projetos defendidos pela Sesau, como o das Organizações Sociais.
Porto Velho, Rondônia – Em depoimento prestado à Polícia Federal no dia 21 de novembro de 2011, a deputada Epifânia Barbosa (PT-Porto Velho) admitiu ter recebido em sua residencia uma caixa com dinheiro enviada pelo deputado Valter Araújo (PTB-Porto Velho). Ela disse não ter contado quanto havia na caixa e alegou ter devolvido tudo a Valter Araújo tres dias depois, no gabinete da presidencia da Assembleia Legislativa. Investigações da PF revelam que deveria haver R$ 60 mil na caixa.

A caixa com o dinheiro foi entregue à deputada pelo ex-assessor da Assembleia Legislativa, Ederson Souza Bonfa, mais conhecido como “Goteira”, no dia 10 de junho de 2011. Nesse mesmo dia, um pouco antes, Valter Araújo encaminhou a Goteira a seguinte mensagem telefonica: “gota passa hj sessenta para epifania devo para hoje”.

Ainda de acordo com o que apurou a Polícia Federal, o deputado Valter Araújo pagava colegas para que votassem de acordo com sua vontade. Grampos telefonicos mostram que ele poderia estar utilizando esse método para pressionar o governo do Estado a liberar com rapidez pagamentos a empresas que seriam de sua propriedade, como a Romar e a Reflexo, que prestavam serviços para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O ex-gerente de controle externo da Sesau, José Milton de Sousa Brilhante, também acabou sendo interrogado pela PF por ter favorecido a quadrilha. Ele exercia a função de auditagem dos contratos firmados na secretaria e outras atividades relacionadas ao controle, como emissão de pareceres em processos.

No dia 15 de julho de 2011, às 10h20, a PF gravou a seguinte conversa telefonica entre Brilhante e o ex-secretário-adjunto da Sesau, José Batista:


Conversa:

Batista - Aí ele falou pra mim: “Po Batista”, ele falou: “eu defendo teus projeto lá po, eu to com aquele projeto teu pra aprovar e voce fazer uma sacanagem dessa comigo, fazer eu pagar 50 mil de multa”. Olha bicho, olha. Eu liguei pra Carla, não consegui falar com a Carla.

Brilhante - Eu libero. Eu já passei lá no Cemetron, olhei, eles tão fazendo o combinado, tá? Eu acredito que hoje não vão conseguir colocar todos os recipientes deles, mas se não conseguir na terça-feira...

Batista - Hein Brilhante, hein Brilhante, libera esse pagamento dele, libera pra evitar confusão. Eu to com esse projeto pra aprovar, se não depois ele não aprova aquele projeto, vai ser pior pra mim.

Brilhante - Não. Pode deixar. Eu libero, inclusive eu vou alterar o parecer conforme combinado nosso.
Batista - Eu posso ficar tranquilo? Voce libera?
Brilhante - Libero, meu amigo. Eu to indo lá, levar em mãos.
Batista - Tá bom então, tá bom então, tá, tá.

Em seguida, às 10h30, a Polícia Federal interceptou as seguintes mensagens trocadas por telefone entre o deputado Valter Araújo e o ex-assessor da Assembleia Legislativa, Rafael Santos Costa:
Valter x Rafael – E aí.
Rafael x Valter – Já ta na Mao da Irismar! O que voce falou pro Bat que ele ligou bravo pro Bilhante?
Valter x Rafael – Se ele tava de brincadeira comigo
Rafael x Valter – O bat acha que algum de dentro da sesau te falou que ele não ia mandar o pagamento do Gota e quer saber quem foi!

Às 11 horas a PF gravou nova conversa telefonica entre José Batista e Brilhante:
Batista – Oi, Brilhante.
Brilhante – To chegando do banco já. Tá resolvido.
Batista – Oi, Brilhante. Tá, tá. Agora vou dizer uma coisa, viu bicho. Vai ter que conversar com o seu Esmeraldo, tá?
Brilhante – Pode deixar, segunda-feira a gente conversa com ele.
Batista – Tem que conversar com ele.
Brilhante – Tá bom.
Batista – Tá bom, tá. Obrigado.
Brilhante – De nada.


Os grampos telefonicos foram feitos com autorização judicial. Após a confirmação de José Milton Brilhante, a Polícia Federal constatou que Batista telefonou para Valter Araújo e informou que o pagamento da Romar seria creditado.
Em depoimento prestado à PF, Milton Brilhante confirmou que há rumores de que a Romar pertence a Valter Araújo. Ele contou que o pagamento atrasou porque estava condicionado à coleta de lixo, que tinha parado porque a empresa não tinha todos os recipientes para executar o trabalho.

Brilhante disse, ainda, ter constatado que a coleta estava sendo feita, mas não completamente, mas “Goteira” havia se comprometido em regularizar tudo em uma semana. Ele disse acreditar que o interesse de Batista seria que Valter Araújo aprovasse (na Assembleia Legislativa) os projetos defendidos pela Sesau, como o andamento da implementação das Organizações Sociais (OSs).

Valter Araújo, com o apoio de deputados que seriam pagos por ele, conseguiria pressionar Batista e assim manter contratos de empresas supostamente de sua propriedade com a Sesau.



fonte: Tudorondonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?