R R Noticias

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ji-Paraná - Em média 40 pessoas por mês são vitimas de ataque canino


“Somente na última semana foram oitos casos registrados no Hospital Municipal”

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem registrando um relativo aumento nos casos de pessoas vítimas de ataque canino, em Ji-Paraná. Mensalmente, o número de casos fica entre 40 e 45 registros. A maioria das vítimas são crianças e idosos. O último caso de Raiva, oficialmente constatado no município, aconteceu no ano de 2001.

De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Gilvan Agustinho, os casos de mordidas de cães e gatos são mais frequentes em móveis residências, e com os animais de estimação. Por isso, a maiorias das vítimas são crianças e muitas pessoas já de idosas. “É importante tomas todos os cuidados quando um fato desses ocorrer”, alertou. Apesar do Centro de Zoonoses, certificar em média entre 40 e 45 casos de ataque canino, Gilvan Agustinho garantiu que a estatística, ainda estar abaixo da média estabelecida do Ministério da Saúde (MS). Somente na última semana, segundo o diretor, o Hospital Municipal (HM) registrou oito atendimentos, sendo todas vítimas sendo crianças.



CUIADADOS

O diretor do Centro de Zoonoses lembrou os cuidados importantes que a pessoa mordida por um cão ou gato deve tomar imediatamente.

O primeiro deles é lavar bem a parte do corpo lesionado com água e sábado; Depois, o lesionado ser encaminhado imediatamente para uma unidade de saúde para receber os primeiros socorros e orientações; O animal agressor, logo deve ser isolado, e ficar em observação, por no mínimo dez dias, e se o animal, desaparecer ou morrer neste período, procurar de forma urgente o Centro de Zoonoses comunicando o fato.



Diário da Amazônia / Central Rondonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?