R R Noticias

terça-feira, 12 de junho de 2012

Casamento Comunitário 2012 Inscrições Abertas


Estão abertas até dia 31 de julho as inscrições para o casamento comunitário edição 2012.


Os casais interessados podem procurar a 2ª Vara de Execuções Fiscais, Registros Públicos e Corregedoria Permanente dos Cartórios Extrajudiciais, na rua Getúlio Vargas, 1693, esquina com av. Sete de Setembro, no horário das 7 às 14h.

Os documentos necessários para a inscrição são a cédula de identidade (original), comprovante de residência (original) e comprovante de renda/CTPS. Os noivos solteiros devem levar também a certidão de nascimento, já os divorciados, certidão de casamento anterior com a averbação do divórcio, e os viúvos a certidão de casamento e a certidão de óbito do cônjuge.

O Casamento Comunitário é uma ação conjunta do Poder Judiciário com apoio de entidades parceiras, para atender à comunidade de Porto Velho, como meio de exercício da cidadania e da efetivação dos direitos civis, sobretudo para os que constituíram família há algum tempo e ainda não regularizaram a união.

Segundo o juiz Amauri Lemes, coordenador do casamento, sem as taxas cobradas pelos cartórios, a economia pode chegar à cerca de 500 reais.

O serviço é gratuito, para casais com renda de até 3 salários mínimos, e/ou para quem declarar que não tem a possibilidade de pagar pelo processo de habilitação.


Edições anteriores

Nas edições anteriores, relativas aos anos de 2009, 2010 e 2011 foram expedidas 692 certidões. No ano passado os casais receberam curso de noivos, com palestras sobre vida conjugal, criação dos filhos, orçamento doméstico e direito da Família.

Nas cerimônias geralmente se cumpre todo o ritual do casamento como juramento, troca de alianças, sermão e o simbólico beijo dos casais. Para completar a festa, mesa decorada, bolo e brindes.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?