R R Noticias

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Guajará Mirim - Moradores terão acesso à internet gratuita através de projeto elaborado pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM)



A cidade de Guajará-Mirim/RO será coberta com sinal gratuito de internet. Tantos os moradores quanto os visitantes poderão, em qualquer bairro, acessar a rede mundial de computadores. De forma aberta e democrática, a conexão funcionará sem exigência de senha. A novidade está prevista para entrar em funcionamento em menos de 30 dias. A implantação do projeto foi autorizada pelo prefeito Atalíbio Pegorini, na quinta-feira (21).

O projeto de distribuição gratuita de internet de Guajará foi elaborado pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM). É o programa “Cidade Digital”, disponibilizado pela entidade às prefeituras que visam economicidade e inclusão digital aos munícipes. Os estudos técnicos e a instalação ficam por conta da instituição, restando ao município apenas a aquisição dos equipamentos e a manutenção.

Para o prefeito de Guajará-Mirim, a acessibilidade gratuita deve melhorar a rotina da comunidade: “O comércio de informática ganhará um forte impulso, o que também traz uma demanda por serviços para a configuração, o suporte e a manutenção dos equipamentos que forem vendidos”. O gestor salienta ainda que “não basta apenas implantar a tecnologia, é necessário utilizá-la adequadamente”.

Para o presidente da AROM, prefeito Laerte Gomes, o Cidade Digital é uma das alternativas de incentivo à economia local, que também propicia autoestima aos moradores. “Projetos como esse que será implementado por Pegorini aumentam a arrecadação de impostos, além de gerar economia nos gastos com telecomunicações e otimizar a prestação de serviços das prefeituras”, disse.


Cidade Digital da AROM

O formato de distribuição da rede de Internet gratuita, estudado e desenvolvido pelo técnico responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da AROM, Anderson Gualbano, deve cobrir moradias de cidades e até de linhas vicinais de 45 municípios com até 50 mil habitantes no Estado. O município de Vale do Paraíso foi o primeiro a implementar o modelo da associação e está em pleno funcionamento.

As pesquisas sobre o assunto foram iniciadas pela AROM em 2010, por determinação do presidente Laerte Gomes. O dirigente encomendou a confecção de um projeto que contivesse os melhores equipamentos para garantir excelência no funcionamento e tudo ao menor custo do mercado, para que os municípios de pequeno porte e pouco orçamento também pudessem adquirir o sistema.



Rondonoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?