R R Noticias

sábado, 22 de setembro de 2012

Expansão do mercado pesqueiro aumenta procura por técnicos em aquicultura em Rondônia


Cursos na área alimentos, construção civil e aquicultura são os que mais geram emprego em Rondônia, segundo pesquisa do Serviço Nacional da Indústria (Senai). Salários iniciais variam de R$ 1,8 mil a R$ 2,6 mil.

A recente expansão do mercado de pescado em Rondônia e a criação do curso de aquicultura no estado tem garantido aos ex-alunos vaga no mercado de trabalho, que oferece salários que variam entre R$ 1,8 mil e até R$ 2,6 mil em início de carreira.

José Alexcksando Filgueiras de Lima é ex-aluno do curso de aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro). Ele concluiu o curso em 2011 e em seguida começou a trabalhar.

"O estágio me abriu as portas para o mercado de trabalho. Eu indiquei para o coordenação de estágios onde eu queria estagiar. Depois do estágio fui contrato pela Emater de Porto Velho", conta José Alexcksandro. O técnico ganha em torno de R$ 2,6 mil.

Gina Paredes, coordenadora de estágio no Ifro de Ariquemes, afirma que recebe muitas propostas de trabalho das empresas e fazendas locais quando precisam contratar funcionários.

"O Ifro está realizando um cadastro de empresas, além de desenvolver um sistema on-line onde a empresa poderá informar sua demanda, facilitanto ainda mais a inserção do profissional.

Da primeira turma de aquicultura que se formou em 2011, Gina garante que todos estão trabalhando e atuando na área.


Destaque

O ex-aluno do curso de aquicultura em Ariquemes Marlon Miranda Silva, de 21 anos, tem paralisia cerebral, dificuldade na fala e no controle dos braços, mas isso não é problema para ele.

“Peixe é minha paixão. Eu sempre quis trabalhar com peixe. Fiquei muito feliz com o curso de aquicultura. Já gostava da área e estudando, descobri que gostava ainda mais”, afirma Marlon.

Hoje ele é funcionário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) em Ariquemes. “Eu trabalho com uma equipe de 15 pessoas e me dou bem com todos. Quando elas não entendem o que eu digo, falo devagar”, ressalta sorrindo.
O trabalho dentro d'água também faz parte da rotina de Marlon. “Eu ando normalmente, mas para garantir a segurança, eu coloco um colete para entrar na água”, explica.

O jovem revela que irá fazer o vestibular para zootecnia em Pontes e Lacerda, MT, ainda neste ano. “Eu iria tentar engenharia de pesca aqui em Rondônia, mas perdi o prazo do Enem. Porém, depois de me formar, volto para Ariquemes, pois o mercado de peixe aqui está e expansão", enfatiza Marlon.



Com informações G1 RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?