R R Noticias

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

45 máquinas para municípios são frutos de reivindicações da Arom, ressalta presidente

Durante a cerimônia para entrega das motoniveladoras, pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, em Porto Velho, Vitorino Cherque ponderou sobre a necessidade de mais investimentos para o setor rural. O dirigente disse que as linhas vicinais também carecem de infraestrutura em pontes e bueiros. 

A mobilização nacional do municipalismo tem resultado em flexibilização na relação do governo federal com as prefeituras e possibilitado o aumento dos investimentos pelos prefeitos. A Associação Rondoniense de Municípios – Arom observa que o acesso das gestões municipais aos novos convênios de aquisições, ajuda financeira e reexames em leis e pisos de demasiadas onerações são frutos das últimas marchas dos prefeitos a Brasília. Um exemplo recente das conquistas é a entrega de máquinas motoniveladoras a 45 municípios de Rondônia.

Conforme o prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, que é presidente da Arom, a destinação dos maquinários “patrol” pelo governo federal foi efetuada após reivindicação dos prefeitos do país pela sua inclusão ao Programa de Aceleração do Crescimento (Pac-2).  O representante ressalta que a solicitação se oficializou com a mobilização das bancadas federais de todos os estados brasileiros. “Por meio dos deputados federais e senadores, mostramos ao governo que as prefeituras não dispõem de recursos para a compra de máquinas e que essas são primordiais para o acesso no campo e a escoação da produção”, disse.

Durante a cerimônia para entrega das motoniveladoras, pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, em Porto Velho, Vitorino Cherque ponderou sobre a necessidade de mais investimentos para o setor rural. O dirigente disse que as linhas vicinais também carecem de infraestrutura em pontes e bueiros. O prefeito anunciou que a sugestão da Arom é para que seja reservada uma verba de bancada para a compra de tubos árlicos, para a construção de bueiros, substituição das pontes de madeira por concreto e caminhões e pranchas, para transportar os maquinários e calcário aos municípios.

Para a associação municipalista, a união política dos parlamentares estaduais e federais, prefeitos e governo estadual tem demonstrado grande força. Na visão do presidente a entidade, o trabalho conjunto das bancadas nas esferas federal e estadual sempre resulta em benefícios à comunidade. “A sociedade, com todas as suas diversidades, está presente é nos municípios e é lá na ponta, que todos fazem suas cobranças por melhorias nos serviços públicos. Por isso, estaremos sempre solicitando a união e empenho de nossos legisladores e governos, para garantir mais investimentos à população”, salientou Vitorino.

No mês de janeiro, nove prefeituras rondonienses receberam a primeira remessa de máquinas. No último dia 24 de fevereiro, outros 36 municípios foram contemplados. São eles: Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada D’Oeste, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão D'Oeste, Governador Jorge Teixeira, Itapuã Do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia D'Oeste, São Felipe D'Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.



Autor: Willian Luiz/Arom

Comentários via Facebook:

Deputado Edson Martins acompanha abertura da BR-421 em Nova Mamoré

Edson Martins destacou que a “frente de trabalho encampada pelo governo do Estado através do DER, com autorização do Ministério Público Estadual é a única via capaz de minimizar os problemas que as cheias do Madeira vem causando em Nova Mamoré e Guajará-Mirim”.
O Deputado Estadual Edson Martins, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa visitou nesta segunda-feira (24), o município de Nova Mamoré e o distrito de Nova Dimensão, regiões isoladas pela cheia do rio Madeira e que estão praticamente isoladas. Edson Martins participou da comitiva do DER – Departamento de Estradas e Rodagens, com o engenheiro Lúcio Mosquini, além do prefeito Laerte Queiroz, o ex-prefeito Antenor Nogueira e voluntários  integraram a comitiva.
As autoridades percorreram o trecho de 12 km da BR-421 no Parque Estadual Guajará-Mirim, onde o DER vai abrir a estrada para evitar o isolamento do distrito de Nova Dimensão, do município de Nova Mamoré além da população de outras localidades.
Edson Martins destacou que a “frente de trabalho encampada pelo governo do Estado através do DER, com autorização do Ministério Público Estadual é a única via capaz de minimizar os problemas que as cheias do Madeira vem causando em Nova Mamoré e Guajará-Mirim”, disse.


De acordo com Lúcio Mosquini, o trecho apresenta bom escoamento e com poucos pontos críticos. “Em função das cheias dos igarapés Formoso, Vertente e oriente, teremos um pouco mais de dificuldades para a construção das pontes, os demais trechos além de estarem abertos, apresentam boa drenagem”, explicou.

 

O deputado Edson Martins permaneceu durante todo o dia em Nova Mamoré, acompanhado pelo prefeito Laerte Queiroz e conversando com lideranças e afirmou que vai continuar acompanhando a abertura da estrada na BR-421 e todo o trabalho de assistência feito pelo Governo do Estado.

 





Assessoria Com informações do Portal Mamoré. 


Comentários via Facebook:

http://www.joserobertoradialista.com/2014/02/deputado-edson-martins-acompanha.html

População rural de Rondônia será coberta por telefonia móvel

A Arom pondera que os prefeitos dos municípios contemplados devem agilizar o processo de regularização das áreas necessárias para a instalação das torres que receberão e transmitirão o sinal.

Foto: Daiane Mendonça
Distritos e localidades rurais abrangidos por uma circunferência de 30 quilômetros das sedes municipais de Rondônia passam a ter acesso à telefonia móvel, e com conexão de internet. A ampliação do sinal será oferecia pela operadora Claro, que venceu o certame da gestão estadual. Até o próximo mês de junho, 21 municípios serão contemplados com o projeto. Em dezembro de 2015, os 52 municípios estarão iluminados pela cobertura telefônica. Uma nova chamada pública deve ser feita, para operadoras interessadas em expandir o sinal em distâncias maiores que 50 quilômetros.

Para a Associação Rondoniense de Municípios – Arom, a telefonia móvel rural deve dar mais agilidade aos trabalhos das prefeituras e facilitar a vida das famílias de produtores rurais, escolas e fazendas. Durante apresentação do projeto por representantes da Claro, o presidente da Arom e prefeito Vitorino Cherque salientou que, “Atualmente, a falta de comunicação tem provocado muitos transtornos para os municípios, porque estão localizados fora da abrangência de telefones. Isso tem dificultado até na hora do cadastramento de projetos e convênios das prefeituras”.

A Arom pondera que os prefeitos dos municípios contemplados devem agilizar o processo de regularização das áreas necessárias para a instalação das torres que receberão e transmitirão o sinal. Para evitar atrasos burocráticos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental prestará as orientações durante a retirada das licenças ambientais. Após o lançamento do projeto, o governador Confúcio Mouro entregou aos gestores municipais uma pasta com cópias das leis e orientações sobre a instalação das torres.

Na nova chamada pública, que ainda não tem data prevista para ser lançada, as empresas concorrentes deverão ofertar o serviço a distritos distanciados a mais de 50 quilômetros, como é o caso de Extrema, Calama (Porto Velho), e Triunfo (Candeias do Jamari) e outros pelo estado. Na primeira leva de municípios beneficiados pelo projeto, estão, por exemplo: Cabixi, Castanheiras, Chupinguaia, Colorado d’Oeste, Parecis, Pimenteiras d’Oeste, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste, Theobroma e Vale do Paraíso.


Autor: Willian Luiz/Arom

Comentários via Facebook:

Águas do Rio Machado deve continuar subindo em Presidente Médici e Ji-Paraná - FOTOS

A estação telemétrica da Agência Nacional de Águas (ANA) chegou a indicar nível de 7,76 metros às 19 horas (local) desta quinta-feira (27), em Pimenta Bueno.

Segundo Informações do Portal De Olho No Tempo Meteorologia,  o nível do rio Machado segue subindo no centro-sul de Rondônia em função das chuvas que caem, principalmente nas cabeceiras dos rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço. 

A estação telemétrica da Agência Nacional de Águas (ANA) chegou a indicar nível de 7,76 metros às 19 horas (local) desta quinta-feira (27), em Pimenta Bueno.

O limite para a cota de transbordamento é de 5,78 metros e desde que o rio começou a transbordar, ainda na última sexta-feira (21), o maior nível foi registrado na noite desta quinta-feira,  o que indica que a enchente entre Cacoal, Presidente Médici e Ji-Paraná deve prosseguir ativa.

 Informações: De Olho No Tempo Meteorologia
































































Fotos: José Roberto Radialista
Comentários via Facebook:



Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?