R R Noticias

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Associação tira 34 mil servidores públicos de Rondônia da fila do SUS

Conforme explicou o presidente, a ASPER foi criada para amparar todos os servidores públicos, sendo eles, de qualquer esfera administrativa (estadual, federal ou municipal). Os trabalhadores associados têm acesso a todos os serviços de saúde oferecidos pela rede particular a custos ínfimos, em comparação aos valores praticados pelo setor. 
Se colocados juntos, os usuários dos convênios da ASPER formariam uma cidade de número habitacional do porte da maioria dos municípios de Rondônia. Já passa de 34 mil a quantidade total de vidas assistidas pela entidade, através do plano de saúde Unimed, e odontológico, da Dental Norte. Com apenas dois anos de atuação, a instituição presta, ao mês, mais de 60 mil atendimentos entre exames, cirurgias e consultas em todas as especialidades. Somente no ano de 2013, os usuários foram assistidos com mais de 700 mil atendimentos.
Os resultados são crescentes e, a cada mês, a associação registra aumento no número de adesões. Os dados apurados no início do ano de 2014 estão sendo divulgados pela Diretoria da ASPER. O assunto foi comentado pelo presidente, José Francisco Pinheiro, durante entrevista de rádio, para todo o estado. O dirigente fez um panorama com planilha demonstrativa sobre a atuação da entidade, sua abrangência, situação no mercado e equilíbrio financeiro.
Conforme explicou o presidente, a ASPER foi criada para amparar todos os servidores públicos, sendo eles, de qualquer esfera administrativa (estadual, federal ou municipal). Os trabalhadores associados têm acesso a todos os serviços de saúde oferecidos pela rede particular a custos ínfimos, em comparação aos valores praticados pelo setor. “A comodidade, o conforto, a rapidez do atendimento e as inúmeras opções de escolha de clínicas e internações, são o grande diferencial”, salienta Pinheiro.
A ASPER vem mudando uma triste realidade: – 60 mil servidores públicos em Rondônia trabalham sem plano de saúde -. Deste total, 30 mil são dos quadros estaduais e o restante ocupa os quadros municipais e federais. Em novembro de 2011, quando entrou em operação, iniciou atendendo um número aproximado de 25 mil vidas, com mais de 12 mil associados titulares. No mesmo período de 2013, após dois anos de atuação, a associação atingiu a marca de 33 mil vidas atendidas e com 15 mil filiados titulares.
Mas o gestor faz um alerta sobre a falta de plano de saúde aos trabalhadores. Segundo ele, a instituição contatou, em pesquisa junto aos departamentos de recursos humanos e sindicatos, que apenas 11 dos 52 municípios rondonienses concedem auxílio saúde e cerca de 24 mil municipais não recebem o benefício. Pinheiro ressalta que, a Diretoria articula junto aos municípios, para garantir o pagamento benefício aos funcionários. A medida administrativa visa facilitar ao trabalhador o custeio da contratação de um plano de saúde.
Preocupação social
Instituída com objetivo de propiciar qualidade de vida aos trabalhadores no serviço público, a ASPER também atua com medidas pró-vida. Uma delas é a averiguação das condições em que se encontra a figura do trabalhador. Pensando nisso, atualmente, os gestores montaram uma equipe de colaboradores que pesquisam, processam dados e levantam informações que norteiam as ações da associação. Um exemplo é a constatação da quantidade de educadores que são afetados por altas cargas de tensão e são afastados por transtornos psicossomáticos.
 O atual cenário envolvendo professores nas escolas de Rondônia é alarmante. Informações iniciais levantadas pelo departamento dão conta de que: cerca de 85% dos servidores que passam por perícia médica para afastamento, acompanhamento e readaptação são de professores. A ASPER quer identificar onde estão esses profissionais em educação, quem são e as causas das moléstias. “São atividades insalubres e de risco a que estão submetidos os professores de nossos filhos”, acrescentou Francisco Pinheiro.

Autor: Willian Luiz - Assessoria

Comentário via Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?