R R Noticias

domingo, 11 de março de 2012

Vinho – O bem que faz à saúde e seus benefícios


O vinho, bebida alcoólica que é produzida à custa da fermentação do sumo da uva, é uma das bebidas mias consumidas em todo mundo.

A história da bebida é bem antiga, indícios datam do consumo da bebida a aproximadamente 6 000 a.C. e estudiosos acreditam que sua origem tenha sido nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã.
O vinho sempre teve um papel muito importante na história da humanidade, como no caso das religiões que utiliza a bebida desde tempos antigos.

Os efeitos do vinho sobre a saúde são objeto de intenso estudo. Pesquisas Norte Americanas mostraram um aumento considerável do consumo de vinho tinto durante a década de 1990, o que poderia ser explicado por uma publicação de várias notícias sobre o chamado paradoxo francês. Este paradoxo comprovou uma menor incidência de doença coronária na França quando comparada com a existente nos Estados Unidos.


Os epidemiologistas cogitam então desta forma que a diferença apresentada seja atribuída ao elevado consumo de vinhos pelos franceses. Outro estudo publicado em 2007 descobriu que tanto o vinho tinto como o vinho branco apresentam agentes antibacterianos eficazes contra bactérias causadoras de doenças. Tanto que em vários países do mundo a bebida é usada para tratar feridas.

E com relação á quantidade ingerida? Estudos mostram que nem muito e nem pouco parece ser a medida para se obter os efeitos benéficos do vinho sobre a saúde. Mas além da quantidade a regularidade também é um fator muito importante para se obter os efeitos benéficos da bebida.

As pessoas que exageram nos finais de semana e durante a semana não fazem uso regular podem sofrer todos os efeitos indesejáveis da ingestão exagerada do vinho, desta forma não adquirindo nenhum ganho para a saúde. O ideal é ponderação e bom senso.



Fonte: mundohoje
Ilustração: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?