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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Nova saída para o Pacifico através da rodovia BR 429 une lideranças políticas de Rondônia e do Mato Grosso


A saída por Costa Marques tem prosperado desde que a alternativa por Guajará Mirim, fracassou por atingir área indígena e gerar fortes protestos no País vizinho.

O Movimento Pró-Saída do Pacífico, através da rodovia- 429 (em Rondônia) e pela estrada central Carretera e conexões (Na Bolívia), dando acesso ao porto de Arica no Chile, já une as lideranças políticas de Rondônia e do Mato Grosso.

A bandeira, levantada pelo líder do movimento, deputado estadual Eurípedes Lebrão já tem o apoio do governador Confúcio Moura (PMDB), que determinou ao DER a licitação dos serviços de balsas sobre o Rio Guaporé, em Costa Marques, na divisa com a Bolívia.

Em Brasília, ao se pronunciar sobre o projeto, cujo embrião nasceu ainda durante o governo Jerônimo Santana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que o Vale do Guaporé pode contar com seu apoio irrestrito.
“Marcharemos juntos com o deputado Lebrão e as lideranças deste movimento, pois esta iniciativa levará o progresso desta região”, disse.

Ontem, o deputado Lebrão enfatizou que o movimento prepara nova missão para a Bolívia acertando detalhes da rota alternativa aos mercados asiáticos pelo Oceano Pacífico.

“As coisas estão bem adiantadas, porque no lado brasileiro, a BR-429 já esta pavimentada e neste ano teremos o serviço de balsas em funcionamento em Costa Marques”, explica.

Já, do lado Boliviano, a estrada esta em excelentes condições de tráfego, mas falta a pavimentação de 280 quilômetros, para que a ligação continental seja concluída, o que esta sendo negociado com o governo do Beni e com o próprio presidente boliviano Evo Morales.


A saída por Costa Marques tem prosperado desde que a alternativa por Guajará Mirim, fracassou por atingir área indígena e gerar fortes protestos no País vizinho.

Na opção da saída para o pacifico, por Assis Brasil (AC), pelo Peru, a rodovia não possibilita o tráfego de cargas pesadas.
Com isto, as autoridades brasileiras se voltam para firmar a rota comercial através de Costa Marques.

Enumerando a vantagens para Rondônia e o Mato Grosso, o deputado Lebrão ressalta que novo caminho para o pacifico, pelo Vale do Guaporé, economiza com relação aos portos Peruanos cerca de 1.500 quilômetros em transportes.

Além disto, abre um grande mercado para os produtos agropecuários e industrializados de Rondônia para uma população de 3 milhões de habitantes, na região metropolitana de Santa Cruz de La Sierra, situada a cerca de 600 quilômetros de Costa Marques.

Como se sabe, esta região importa tudo dos Estados Unidos e com o novo acesso, contará com preços mais competitivos para o intercâmbio comercial.


Com informações Gente de Opnião


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