R R Noticias

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Compactador de lixo reforça limpeza urbana de Mirante da Serra

Para o prefeito de Mirante, Vitorino Cherque (PMDB), a aquisição da máquina e dos veículos darão mais agilidade aos serviços e proporcionarão melhoria de vida para quem mora no município.

A frota de máquinas e veículos da prefeitura de Mirante da Serra/RO tem recebido reforço especial para ampliar a prestação de serviços públicos. 

Só nos últimos dois meses o município foi contemplado com uma retroescavadeira, um caminhão caçamba de emendas do deputado federal Padre Ton (PT) e um caminhão compactador de lixo, adquirido com emenda do então deputado federal Mauro Nazzif (PSB).

Para o prefeito de Mirante, Vitorino Cherque (PMDB), a aquisição da máquina e dos veículos darão mais agilidade aos serviços e proporcionarão melhoria de vida para quem mora no município. O gestor destaca que os investimentos no setor são altos, sendo o compactador no valor de R$ 300 mil somando-se a emenda parlamentar e contrapartida da administração municipal.  

De acordo com Vitorino, o caminhão compactador de lixo doméstico atenderá as necessidades do departamento de limpeza da área urbana, dando mais eficiência à coleta dos resíduos. O prefeito também salienta que "o veículo adquirido é de alta qualidade, resistência e oferece segurança aos funcionários que fazem a limpeza pública de nossa acidade”.

A prefeitura de Mirante da Serra, por meio das secretarias, investe em estruturação para estimular a produção rural e urbana. As ações, segundo o prefeito, também visam o aprimoramento das áreas de Educação e Saúde e valorização humana dos colaboradores. "Nos últimos cinco anos, oferecemos todas as condições possíveis para quem escolheu morar, criar os filhos e produzir aqui em Mirante", diz Vitorino Cherque.


Autor: Willian Luiz/Assessoria

PCdoB rondoniense elege Chico Pinheiro como presidente estadual

Chico Pinheiro, que já tinha sido o mais votado na eleição do Pleno recebendo 98 dos 105 possíveis votos, também surpreendeu recebendo 22 dos 23 votos possíveis para composição da Comissão Política e ainda levando a melhor, sagrando-se presidente estadual do partido numa acalorada discussão interna.

O PCdoB rondoniense tem novo presidente. No último dia 14, na primeira reunião do Pleno, na sede do partido, em Porto Velho, os membros elegeram José Francisco Pinheiro, popular Chico Pinheiro, para presidir a sigla partidária no estado. Além da Presidência, o processo eleitoral definiu os cargos da Direção estadual. 

Dos 29 membros que compõem o pleno, 23 participaram do processo de votação.
Chico Pinheiro, que já tinha sido o mais votado na eleição do Pleno recebendo 98 dos 105 possíveis votos, também surpreendeu recebendo 22 dos 23 votos possíveis para composição da Comissão Política e ainda levando a melhor, sagrando-se presidente estadual do partido numa acalorada discussão interna.
O novo presidente Chico pinheiro obteve 14 votos contra 09 do camarada Bartolomeu, da cidade de Jaru, que também pretendia ser o presidente e tinha o apoio do comitê cessante. Para o cargo de vice presidente, foi eleito o vereador Cezar, do município de Candeias do Jamari. O professor Pantera, velho conhecido da militância, foi eleito Secretário de Organização e o Técnico em Contabilidade, Elinário foi reconduzido ao cargo de Secretário de Finanças.
Em suas palavras como novo presidente do partido, Chico Pinheiro destacou a importância da unicidade do partido e seu compromisso com o grupo em buscar uma ampla discussão sobre as eleições de 2014, priorizando o projeto de eleição de dois deputados estaduais e um deputado federal. Todo o processo de eleição interna foi coordenado pelo camarada Antô nio Levino, membro do Comitê Central Nacional.

 Autor: Assessoria

CDL Sensibiliza lojistas sobre estacionamento na Avenida Brasil

2013 deve fechar com a frota de 73 mil veículos. Empresários precisam se adequar para não perder clientela.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL) iniciou nesta sexta-feira (20) uma campanha com prazo indeterminado para a sensibilização de lojistas da Avenida Brasil, 2º distrito, quanto a necessidade de deixar a vaga em frente à loja para seu cliente. 

A panfletagem ocorreu de loja em loja com o auxílio dos colaboradores da Instituição.

O movimento começou a partir de reuniões realizadas por diversas vezes entre a classe civil organizada, autoridades e órgãos de trânsito com a ideia de promover uma trafegabilidade mais eficiente na região. “A nossa intenção é o lojista seja mais consciente que ele, seus funcionários e gerentes precisam deixar seus veículos pelas Ts e com isso, mais espaços para estacionar ficam livres”, enfatizou o diretor executivo da CDL, Osmar Farinácio. Segundo ele, faz diversos anos que já trabalha e pede aos seus colaboradores que deixem seus veículos em algum local para não atrapalhar o fluxo de potenciais clientes em sua loja, localizada na T-4.

“Temos a ciência que o problema não será sanado de forma imediata, porém, colaborará com o movimento nas lojas, sobretudo, neste fim de ano em que mais pessoas saem em busca de presentes às festas natalinas e de Ano Novo.

Indo até a loja, não encontrando um local para deixar seus veículos ocorre a desistência de entrar e o lojista perde uma venda, um potencial cliente”, reconheceu Farinácio.


MEDIDAS URGENTES

“Não temos como proposta atrapalhar a vida de nenhum empresário. O que queremos é uma Avenida Brasil que tenha um bom fluxo, que ele (lojista) venda sempre mais e auxilie no movimento financeiro na cidade e com um trânsito decente”, lembrou José Aparecido Gonçalves, presidente da CDL. 
Segundo dados da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), são em média, 17 ônibus, 42 táxis-lotação e 90 mototáxis que circulam com mais intensidade até a T-18. O ano de 2013 deve ser encerrado com uma frota de 73 mil veículos e ela tende a crescer, pois até 2018, vem sendo estimado um número de 100 mil veículos em Ji-Paraná.

Durante o horário comercial, que corresponde das 8h as 18h, um verdadeiro teste de paciência é constatado. “Quem mora aqui conhece bem as dificuldades, principalmente na Av Brasil. 

É preciso urgentemente que o poder público crie alternativas para resolver o problema”, comentou o webdesigner cobrando soluções.

CALÇAMENTO E SINALIZAÇÃO

Em reunião recente, lojistas da Avenida Brasil aprovaram as formas de estacionamento que serão aplicadas pela Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) após a conclusão das obras de calçamento. 

O modelo ficou com sendo o estilo “em linha”. As obras de padronização e retirada de desníveis, bem como reduzir poluição visual e instalação do novo modelo de estacionamento, começaram em agosto pela empresa Brasil Novo Empreendimento e será da entre a T-1 e T-17. 

Caso o prazo de execução seja cumprido, o serviço deve encerrar em fevereiro de 2014.


Assessoria

Musica - Morre no Recife o cantor Reginaldo Rossi

Músico estava internado desde o final de novembro e tratava um câncer
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS
Morreu nesta sexta-feira, aos 69 anos, o cantor e compositor Reginaldo Rossi. Conhecido sobretudo pelo hit Garçom, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, em Recife, desde 27 de novembro.

Durante o tempo em que ficou internado, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer de pulmão.

Conhecido por sucessos como A Raposa e as Uvas e Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme, o cantor começou sua carreira artística nos anos 1960, inserindo-se no movimento Jovem Guarda. Sobre essa fase, ele sempre se orgulhava em afirmar que foi o primeiro cantor de rock do Nordeste, onde liderava banda The Silver Jets.

Somente em 1970, estreou como cantor solo. O LP À procura de você, gravado pela CBS, marcou seu afastamento do rock e a aproximação com o brega romântico. Sua atividade como crooner em festas e bailes, cantando sucessos de vários lugares do mundo, fez com que desenvolvesse uma grande presença de palco.

Sua maior popularização começou nos anos 1980, quando passou a apresentar um programa de auditório pela televisão. Foi nesta época em que conseguiu ganaher seu primeiro disco de outro, por conta da música A Volta. Mas a consagração veio em 1987, com o sucesso de Garçom.
Conhecido do público como "Rei do Brega", Reginaldo se orgulhava de sua música romântica encantar as diferentes classes sociais. Ele costumava afirmar que "só no Brasil é que existe essa história de brega e chique", sendo o brega "a linguagem do povo".
Seu último trabalho foi lançado em 2010. Cabaret do Rossi tinha intepretações de faixas como Taras & Manias (Elymar Santos), Amor I Love You (Marisa Monte) e Só Você (Vinicius Cantuária).

 Confira Reginaldo tocando Garçom, um de seus maiores sucessos:

Segundo Caderno / Zero Hora

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Municípios receberão FITHA até o último dia do ano, garante governo

Respondendo os questionamentos levantados pelo presidente da Arom e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, Mosquini explicou que o Estado teve de liquidar dívidas com a folha em novembro, dezembro e décimo terceiro salário, o que demandam quase R$ 400 milhões.

Até a data de 31 de dezembro, último dia do ano, todos os municípios que ainda não receberam o repasse do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha) perceberão o pagamento. 

A garantia foi dada pelo diretor geral do DER, Lúcio Mosquini, durante reunião entre os prefeitos e o governador Confúcio Moura, no último dia 17, em Ji-Paraná/RO. O governo explicou aos gestores liderados pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom) que as transferências não haviam sido feitas porque os recursos do fundo foram utilizados na complementação da folha salarial do estado.
"Toda moedinha que entrar será para o pagamento de 100% do Fitha até o dia 31 de dezembro de 2013, inclusive os recursos de fonte cem", informou o dirigente do DER. Respondendo os questionamentos levantados pelo presidente da Arom e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, Mosquini explicou que o Estado teve de liquidar dívidas com a folha em novembro, dezembro e décimo terceiro salário, o que demandam quase R$ 400 milhões. "Até o dia 22 deste mês pagaremos os servidores, daí então, tudo o que for arrecadado pelo estado será destinado, preferencialmente, à recomposição do Fitha", garantiu.
Ainda de acordo com o DER, os municípios que têm parcelas a receber são: Pimenteiras, Cerejeiras, Rolim de Moura, Cujubim, Ouro Preto, Machadinho, Costa Marques, Colorado, Vilhena, Jaru e Espigão do Oeste. Conforme o monitoramento da Arom junto ao departamento, há municípios que deverão receber o total em uma única parcela. Para evitar transtornos financeiros  aos municípios como neste ano, Mosquini fez duas propostas à associação: montar uma força tarefa no DER para assinar todos os convênios de 2014 até o dia 30 de março; e pagar uma parcela extra ao convênio por meio de um segundo termo aditivo, caso a arrecadação apresente o desempenho de crescimento previsto.

Prefeitos questionam e apontam necessidades urgentes ao governo

A pedido do presidente da Arom, prefeito Vitorino Cherque, o governador Confúcio Moura se fez presente na reunião acompanhado dos chefes das pastas estaduais de Saúde, Educação e de Transportes. Vitorino defendeu atenção priorizada aos municípios destacando as responsabilidades dos prefeitos com o fechamento do ano ante à falta de recursos para honrar os compromissos das prefeituras. O municipalista conduziu a reunião abrindo espaço para pronunciamentos dos prefeitos. "Hoje os gestores tiveram a oportunidade de falar diretamente aos secretários e ao governador e esclarecer tudo", disse.   

Nova União:o prefeito José Silva, sugeriu que o governo preste atendimento especial e prioritário à Municipalidade. 
Ele também solicitou lama asfáltica para a conservação das ruas já asfaltadas e não perder o investimentos, evitando o surgimento de buracos.


Machadinho do Oeste: Marinho da Caerd, solicitou que os gestores da Seduc discutam com os prefeitos acerca do quantitativo de gasto com transporte escolar em 2014. 
Segundo o prefeito, o município não tem como arcar com mais de R$ 1,5 milhão para o setor no ano que vem. "Não desejamos nada mais do que as obrigações do estado sejam cumpridas dentro do programado", falou.



Presidente Médici: a prefeita Lurdinha do Sindicato demonstrou sua preocupação com o Fitha e que, se o mesmo  não for pago neste ano, a situação do município ficará ainda mais agravada.

Lurdinha pediu a pactuação com o estado e município para referência do Hospital Regional de Cacoal para acolhimento dos pacientes de Médici.



Alvorada do Oeste: Raniery Luiz Fabris solicitou que a administração estadual estenda o período de atendimento, especificamente às prefeituras. 

O prefeito argumenta que, em muitas vezes, os assuntos das prefeituras perdem agilidade junto aos órgãos estaduais na capital, devido à distância e o curto horário de atendimento.
    

A solicitação da prefeita Lurdinha em relação ao HRC tambémfoi reforçada pelos prefeitos de Rolim de Moura, e São Miguel do Guaporé e Alvorada do Oeste. Sobre o setor educacional, os gestores municipais elogiaram a conduta administrativa do novo secretário de educação, Émerson Castro. Conforme observam os administradores, a secretaria estabeleceu uma relação de contato e constante diálogo.


Autor: Willian Luiz (AI-Arom)

Regional de Cacoal acolherá pacientes de Presidente Médici, garante governo à prefeita Lurdinha

 A gestora informou que a secretaria municipal se saúde chega transportar até 20 pacientes em cada viagem a Porto Velho. Conforme salientou, o translado é sempre exaustivo e oneroso, porque ocupa ambulâncias e um microônibus, além de funcionários numa jornada de mais de seis horas. Neste sentido, a prefeita solicitou do governo a inserção do município ao polo de Cacoal, que fica a 60 km.

Bom para o município e melhor ainda para quem mora em Presidente Médici/RO e precisa de atendimento de saúde. Além de oferecer os serviços básicos de saúde nos casos de baixa complexidade, agora, a prefeitura busca facilitar o acolhimento de pacientes de responsabilidade da administração estadual. Nesta terça-feira (17), o governador Confúcio Moura e o secretário de estado adjunto de saúde, Eduardo Maiorquim, garantiram à prefeita Lurdinha a inclusão de Médici à referência do hospital regional de Cacoal/RO.

Ao falar ao governador sobre as necessidades urgentes do município de Médici em receber os repasses do Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha), Lurdinha também expôs sua preocupação com o setor de saúde. A gestora informou que a secretaria municipal se saúde chega transportar até 20 pacientes em cada viagem a Porto Velho. Conforme salientou, o translado é sempre exaustivo e oneroso, porque ocupa ambulâncias e um microônibus, além de funcionários numa jornada de mais de seis horas. Neste sentido, a prefeita solicitou do governo a inserção do município ao polo de Cacoal, que fica a 60 km.

O pedido da prefeita Lurdinha foi prontamente atendido pelo governador, que ordenou a Sesau que acolha os pacientes de Médici em Cacoal. O secretário adjunto de saúde explicou que a unidade hospitalar estadual em Cacoal tem a atribuição de atender aos municípios do Cone Sul e Zona da Mata rondonienses, mas que, considerando as dificuldades de Médici, que fica a poucos minutos do hospital, vê-se a viabilidade em prestar o atendimento.

Lurdinha agradeceu ao governador Confúcio pela sensibilidade para com os moradores de Médici frisando que a pactuação entre o município e estado pela saúde trará economia significativa à prefeitura e melhor atendimento aos doentes. A administradora fez a solicitação e obteve resposta imediata sobre a questão enquanto participava da última reunião dos prefeitos, governo e secretários de educação (Seduc), saúde (Sesau) e de transportes (DER). O encontro foi promovido em Ji-Paraná/RO, pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), entidade na qual Médici é associado.

Com a pactuação administrativa, os pacientes de Médici terão acesso, no Hospital Regional de Cacoal (HRC), aos atendimentos nas seguintes especialidades: anestesiologia, buco-maxilo, cabeça e pescoço, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica geral, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia/traumatoortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e urologia.

A unidade hospitalar é a maior do estado e é especializada em atendimentos de média e alta complexidade. O HRC possui 193 leitos, sendo 142 para internação; 27 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI); oito para recuperação pós-anestésica (RPA); 14 para observação/urgência e dois para procedimentos ambulatoriais. O hospital possui 18 consultórios médicos, seis salas cirúrgicas e 776 servidores no total.

Autor: Willian Luiz /Médiciemfoco.com.br

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Execução - Nesta madrugada, jovem Mediciense foi morto com 4 tiros

Mesmo tendo sido alvejado, Ítalo correu gritando por socorro, e entrou na Rua Ricardo somenzari, onde foi alcançado pelo assassino, que atirou pela última vez na cabeça do jovem.

Fotos: Gederson Bezerra.
Na manhã desta terça-feira (17), a tranquila cidade de Presidente Médici, acordou assombrada com a notícia de um bárbaro homicídio que aconteceu no começo da madrugada, onde a vida do jovem ítalo Fernando Magalhães, de 29 anos de idade foi tirada.

Ítalo deixava, por volta de 00h10min. , segundo o boletim de ocorrência policial (BOP), uma residência na Av. Tira Dentes, onde funciona uma jogatina (no período noturno), quando foi surpreendido por uma pessoa não identificada, que com uma arma em punho, começou a disparar várias vezes em sua direção.

Mesmo tendo sido alvejado, Ítalo correu gritando por socorro, e entrou na Rua Ricardo somenzari, onde foi alcançado pelo assassino, que atirou pela última vez na cabeça do jovem.

(Segundo o Tenente Pazzinato, da Policia militar, pelo menos 5 tiros acertaram o rapaz)

A pericia técnica compareceu no local e coletou mais de dez cápsulas de calibre 9mm.
Ao que tudo indica, o crime foi uma execução, pois as cinco folhas de cheque, e uma quantia de R$2.100 reais ainda estavam na carteira de Ítalo, no bolso de sua calça.
Ítalo deixa uma (que é uma conhecida e competente professora na cidade) e um filho de 13 anos de idade.

Desde a madrugada a policia civil investiga o crime, e pede à população que se alguém tenha visto alguém suspeito, ou até mesmo tenha visto o homicida, que ligue para 190 ou na delegacia (3471-2396), e sem precisar se identificar, denuncie-o para que haja mais celeridade na elucidação deste crime, afim de que o responsável (os) seja preso.

Texto: Fernando Pereira.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Confraternização da Equipe 91,9 Rádio Rondônia FM de Presidente Médici

Aconteceu no sábado 14, na ABIJOT,  a confraternização dos funcionários da Rádio Rondônia FM de Presidente Médici. confira as fotos abaixo:











































































































































Fotos: José Roberto Radialista

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?