R R Noticias

sábado, 7 de abril de 2012

Ford apresenta conceito de bicicleta elétrica no Salão de Frankfurt na Alemanha


E-bike é o primeiro modelo do gênero desenvolvido pela marca, e é equipada com motor elétrico que promete autonomia de até 85 km.

Além de lançar a poderosa nova Ranger no Salão de Frankfurt, a Ford aproveitou o maior evento automotivo da Alemanha para anunciar um projeto inusitado. A montadora de carros apresentou esta semana a E-Bike Concept, uma bicicleta elétrica, que, segundo a empresa, nasceu da preocupação em expandir novos conceitos e tecnologias automotivas para além dos automóveis.

Com peso de 2,5 kg, a bike é feita em alumínio e carbono com rodas de seis raios. No guidão, uma tela informa dados sobre o trajeto e permite que o ciclista escolha entre três modos de direção: esporte, conforto ou economia. A corrente tradicional dá lugar a uma correia de carbono, permitindo uma transferência de energia mais limpa e imediata.

O motor é alimentado por uma bateria de íons de lítio embutida no quadro e promete autonomia de até 85 km com carga completa. Para isso, a peça faz uso de um controlador integrado de sensor magnetostritivo. A tecnologia, também utilizada na Fórmula 1, converte energia magnética em energia cinética, e vice-versa. Ela é responsável por fazer com que os sensores leiam a rotação no rolamento interno e retransmitam a informação para a unidade de controle em poucos segundos. Por sua vez, a unidade de controle ativa ou desativa o motor, fazendo integração continua entre a força das pernas e a força do motor elétrico.

Segundo a empresa norteamericana, cerca de 30 milhões de bicicletas elétricas foram vendidas globalmente no ano passado. Apesar do aparente sucesso de vendas, o modelo da Ford não será comercializado.



revistaautoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?