R R Noticias

sábado, 30 de junho de 2012

Mução é libertado após irmão assumir culpa por pedofilia


Muito popular no Nordeste - onde comanda o programa "Pegadinhas do Mução", - o radialista e humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, o Mução, foi libertado na noite de sexta-feira pela Polícia Federal (PF) em Recife. No dia anterior, ele foi preso pela PF no Ceará, sob acusação de pertencer a uma rede virtual de pedófilos, que divulgava e trocava imagens de adolescentes, crianças e até bebês em cenas de sexo.

Mução foi preso em Fortaleza, onde reside atualmente, dentro da Operação DirtyNet (Rede suja), deflagrada pela PF para desbaratar a quadrilha, que teria 160 envolvidos, entre estrangeiros e brasileiros (destes, 49 já foram identificados).

Na última quinta, a PF cumpriu 50 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em doze estados. Mas na noite de sexta-feira, o inquérito que apura o crime e que tinha em Mução o envolvido mais conhecido, sofreu uma reviravolta.

É que um irmão do radialista confessou que era ele quem utilizava a senha do apresentador para disseminar e receber as imagens.

Segundo o Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da PF, Nilson Antunes, Mução foi transferido do Ceará para o Recife na sexta-feira, onde passou o dia depondo e negou que tivesse qualquer contato com a rede de maníacos. Por causa da segurança e da coerência no seu depoimento, a PF resolveu ouvir as outras pessoas com acesso aos seus computadores. Foi quando o seu irmão, de 23 anos, assumiu a responsabilidade pelo delito. O seu nome não foi divulgado.

A PF tentou esconder a acusação contra Mução, o único dos investigados que teve a identidade divulgada. Mas por ser uma pessoa muito conhecida, sua prisão vazou para os órgãos de comunicação. De acordo com a PF, o humorista permanece em Recife, para ajudar nas investigações.


Mução tem 35 anos, é filho da ex-secretária da Receita Federal do governo Lula, Lina Vieira. Desde os 19 anos, ele comanda o programa que é transmitido para todo o Nordeste e alguns estados do Sudeste.

A produção do programa, inicialmente localizada em Fortaleza, foi depois transferida para o Recife, onde o apresentador morou até o primeiro semestre deste ano, transferindo-se de novo para o Ceará. No entanto, ele mantém uma residência na capital, que é utilizada por funcionários da empresa da família, e na qual foram apreendidos equipamentos de informática, que teriam as provas do crime.

Parentes de Mução já haviam tentando inocentar o apresentador e levantado suspeitas sobre funcionários da produtora da família. Caso a responsabilidade do irmão de Mução seja confirmada, ele poderá ser punido com pena de quatro a dez anos de reclusão. Até a manhã deste sábado, o irmão de Mução permanecia em liberdade.


NOTA À IMPRENSA

Aliviado com o desfecho judicial que reconheceu a minha absoluta inocência em relação às graves acusações que me foram injustamente imputadas, venho a público agradecer aos meus fãs, espalhados por todo o mundo, pelo apoio irrestrito e a confiança na minha palavra.

Da mesma forma, gostaria de firmar agradecimento à imprensa que agiu com prudência e esperou a elucidação dos fatos; e aos meus patrocinadores e afiliados que em nenhum momento retiraram seu apoio profissional e pessoal.

Por fim, reitero o meu repúdio a qualquer conduta voltada à inaceitável prática de pornografia e pedofilia.

Recife-PE, 30 de junho de 2012.

RODRIGO VIEIRA EMERENCIANO


Com informações Agência O Globo

Brasil supera 50 milhões de usuários do Facebook, diz pesquisa


O Brasil ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários do Facebook, segundo dados divulgados hoje pelo site de pesquisas SocialBakers, especializado em estatísticas sobre redes de relacionamento. O levantamento mostra que o país alcançou o número de 51,1 milhões na rede social de Mark Zuckerberg.

Em termos de penetração, no entanto, o Brasil está apenas na 114º posição, com 25,45% da população cadastrada no Facebook. No início de maio, outra pesquisa da SocialBakers apontou que o Brasil atingiu no primeiro trimestre a segunda colocação em termos de usuários do Facebook em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que está bem à frente, com 155,7 milhões de pessoas cadastradas.

Índia, Indonésia e México completam a lista dos cinco primeiros países, com 49,8 milhões, 43,8 milhões e 35,5 milhões de usuários, respectivamente.

O novo estudo destaca ainda que das 10 principais marcas latino-americanas presentes no Facebook em número de usuários, 9 são brasileiras. A relação inclui marcas como Guaraná Antarctica, Skol, TridentBrasil e Itaú. Contudo, a SocialBakers ressalta que o nível de interação dos usuários com essas empresas brasileiras no Facebook ainda é muito baixo, de apenas 22%.


IG

Justiça Eleitoral aplica Lei da Ficha Limpa nas Eleições 2012


Termina na próxima quinta-feira (5) o prazo para que os partidos políticos e coligações apresentem, nos cartórios eleitorais, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Para todos os cargos, deverão ser obedecidos os critérios estabelecidos pela chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que prevê os casos em que os candidatos ficam submetidos a inelegibilidade.


Contas de campanha eleitoral x contas de gestor público

A decisão tomada pelo TSE que permite, nas Eleições 2012, a participação de candidatos que tiveram contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas não impede a aplicação da Lei da Ficha Limpa. As contas de campanha são diferentes das contas relativas ao exercício de funções públicas, ou seja, as contas dos gestores públicos (prefeitos, governadores, secretários estaduais ou municipais etc).

As contas de campanha são regidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que, em seu texto, condiciona a obtenção do registro de candidatura à mera apresentação da prestação de contas dos recursos arrecadados por meio de doações e utilizados na eleição. Essas contas são analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral e a decisão do TSE apenas manteve a aplicação literal da norma elaborada pelo Congresso Nacional.

Já as contas dos secretários estaduais e municipais, prefeitos e governadores, por exemplo, que movimentam os recursos públicos, são analisadas pelos tribunais de contas e pelo Poder Legislativo. Nesses casos, a reprovação das contas acarreta a aplicação da Lei da Ficha Limpa e torna o gestor público inelegível, impedindo que seja candidato na eleição.


Ficha Limpa

A Lei da Ficha Limpa, fruto da iniciativa do povo brasileiro, determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em processo criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros critérios.

São considerados inelegíveis o governador e o prefeito que perderam os cargos eletivos por violação à Constituição Estadual e à Lei Orgânica do Município. Também não podem se candidatar quem tenha sido condenado pela Justiça Eleitoral em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político.

A inelegibilidade alcança, ainda, os que forem condenados pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei determine a pena de prisão; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e delitos praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

A Lei da Ficha Limpa ainda torna inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure improbidade administrativa. Estão na mesma condição aqueles detentores de cargos públicos que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político.

Estão incluídos na condição de inelegíveis os que forem condenados por corrupção eleitoral, compra de votos, doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma.

Os políticos que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município também são inelegíveis. Estão na mesma condição os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, por ato intencional de improbidade administrativa que cause lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Da mesma forma são inelegíveis os que forem excluídos do exercício da profissão, em decorrência de infração ético-profissional, e os que forem condenados em razão de terem desfeito ou simulado desfazer vínculo conjugal ou de união estável para evitar caracterização de inelegibilidade.

A lei inclui os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, e a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais.

São inelegíveis, também, os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por sanção, os que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar.


Com informações TSE

Pimenta Bueno - Acidente envolve três veículos na BR 364 em frente ao posto Pimentão


O acidente envolvendo uma carreta Volvo vermelha, um Golf prata e uma motocicleta CG Fan preta aconteceu no início da madrugada deste sábado (30), por volta das 00:10h na BR-364 em frente ao posto Pimentão em Pimenta Bueno-RO.

Segundo informações obtidas no local do acidente o veículo carreta conduzida por Moisés (morador da cidade de Vilhena), saía do posto Pimentão para adentrar a BR-364 sentido Vilhena, momento em que vinha em sentido contrário os outros dois veículos, uma motocicleta e um veículo Golf.

A motocicleta conduzida por Wilson Benedicto de Melo, o qual tinha como passageira sua esposa Andressa, observou que a carreta fazia a manobra e conseguiu parar, porém o veículo Golf conduzido por Tiago Fuzari que estava sozinho no veículo, vinha logo atrás e não conseguiu parar, vindo a colidir violentamente com a lateral do veículo carreta, na colisão o veículo Golf rodou, vindo a atingir a motocicleta que ficou presa embaixo de tal veículo.

A frente do veículo Golf ficou completamente destruída e o condutor Tiago sofreu um corte na cabeça e foi encaminhado pelo corpo de bombeiros ao HPS Ana Neta com suspeita de fratura, suspeita que não pôde ser confirmada no HPS Ana Neta, pois segundo alegação de uma das vítimas tal aparelho está quebrado. Por sorte o Air Bag do veículo Golf funcionou e minimizou a gravidade do acidente, evitando que o acidente tivesse uma conseqüência trágica.

O condutor e passageira do veículo motocicleta tiveram muita sorte e sofreram apenas leves escoriações.

Um PRF esteve no local controlando o trânsito, registrando o fato, além de outras atribuições. Vale ressaltar que por causa da falta de efetivo um único policial rodoviário se desdobrou para cuidar de todos os fatores necessários para atender a ocorrência.

A perícia também compareceu para analisar os fatos.

Pimenta Virtual

1ª Feira internacional de Artesanato com a participação 13 países e de 10 estados brasileiros acontece em Ji-Paraná


Teve inicio na sexta feira (29), a 1ª Feira Internacional de Artesanato, o evento acontece das 16 às 22 horas,no Esporte Clube Vera Cruz em Ji-Paraná, e conta com a participação de representantes de 13 países e de 10 estados brasileiros.

O evento está sendo realizada pela Mundial Art, que é coordenada pela Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses (ABEAC), e visa valorizar a cultura mostrando a diversidade, criatividade e originalidade dos artesãos.

“Com peças sofisticadas desde as artes rodonienses em biojóias, capim dourado do Tocantins a espadas em tamanho real vindas diretamente do Japão, os visitantes encontrarão uma opção diferente de passeio, pesquisa e renovação da casa”, disse a coordenadora do evento, Lemácia Muniz.

Um grupo de 40 expositores de todo o Brasil e da Índia, Japão, China, Marrocos, Paquistão, Tailândia, Palestina, Coréia, Turquia, Peru, Egito, entre outros vão expor acessórios, roupas, produtos para decoração, utilitários, e muitas outras novidades. A entrada custa R$ 5.

A coordenação convida a população e região para visitar o evento e conhecer as novidades. “Contamos com a presença de todos”, finalizou Lemácia Muniz.



Com informações Rondoniavip

Caminhonete pega fogo em acidente e motorista morre na Rodovia MT-358 em Mato Grosso


Mais um grave acidente registrado na rodovia MT-358, próximo à cidade de Tangará da Serra, no medio Norte de Mato Grosso. Uma caminhonete bateu de frente com um caminhão, o motorista do utilitário morreu na hora e o caminhoneiro conseguiu escapar ileso.

Na colisão, a camionete pegou pegou fogo e as chamas se alastraram para o caminhão, mas o motorista conseguiu escapar sem ferimentos.

A polícia informou que o acidente aconteceu em uma curva. Os bombeiros foram acionados para apagar as chamas que consumiram os dois veículos.

O trânsito no local permaneceu interditado até a retirada dos veículos, segundo informações da polícia.

No domingo, na mesma rodovia, um Cross Fox perdeu a direção e foi parar sobre uma cerca, a aproximadamente 40 metros do asfalto. O cinto de segurança pode ter salvado a condutora, que sofreu poucas escoriações, mesmo com a violência do acidente, que ocorreu entre Nova Olímpia e Tangará da Serra.

Outro acidente grave na mesma rodovia matou o motociclista Adelar Possebom, 52, que bateu de frente em um caminhão caçamba a cerca de 7 Km do trevo da Itamarati Norte, entre Tangará e Campo Novo do Parecis.

Adelar pilotava uma moto Hunter placa NJH 7709. O motociclista colidiu frontalmente na pista e direção do caminhão, morrendo na hora.



24 Horas News

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Em Rondônia quadrilha é presa com mais de 41 quilos de cocaína no fundo falso de uma carreta


Um ano de investigação culminou na maior apreensão de cocaína do ano em Rondônia; mais de 41 de quilos, avaliadas em mais de oitocentos mil Reais. Na operação realizada nessa quinta-feira (28) feita pelo Departamento de narcóticos (DENARC), também foram apreendidos cinco veículos, entre eles uma carreta, onde estava às drogas, dinheiro e cinco pessoas foram detidas.

Na operação comandada pelo Delegado Daniel Braga Moreira, e que contou com a participação de vários agentes, a carreta foi localizada no Km 30 da BR 364. O veiculo havia saído do Município de Guajará-Mirim (RO), e tinha o destino a Cidade de Fortaleza (CE). As drogas estavam acondicionadas em um fundo falso da carreta.


Com a prisão do motorista da carreta, José Miguel de 57 anos, os agentes conseguiram chegar aos outros quatro integrantes da quadrilha. Entre eles Humberto Teixeira de 38 anos, considerado o líder intelectual do grupo. E que segundo as investigações; tinha uma vida de alto nível, sendo proprietário de veículos de luxo, além de morar em uma mansão na Zona Leste de Porto Velho (RO).

Além de Humberto foram detidos: Marcos José de 40 anos; Edmar Ferreira de 30 anos e João Batista Lemos de 41 anos. O motorista José Miguel, já havia sido preso no dia 5 de junho deste ano, com mais de 45 quilos de cocaína, que também tinha seguido o mesmo itinerário: Guajará-Mirim para Fortaleza.

Os cinco acusados foram levados para a Sede do DENARC, e estão agora a disposição da justiça.



Assessoria Policia Federal

Religião - Igreja Católica tem queda recorde de fiéis e o Brasil é um país cada vez menos católico

Religião - Igreja Católica tem queda recorde de fiéis e o Brasil é um país cada vez menos católico


Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE com novas informações do Censo 2010 mostram que o Brasil é um país cada vez menos católico, embora esta ainda seja a religião majoritária. Outro fenômeno é a pulverização das religiões evangélicas.

Os evangélicos continuam a crescer, embora em ritmo menor que na década anterior, e agora estão distribuídos em várias igrejas ou simplesmente deixaram de ter vínculo com denominações específicas e se declararam apenas evangélicos.

O País teve queda recorde da população católica entre 2000 e 2010. A proporção caiu 12,2% : passou de 73,6% dos brasileiros para 64,6%. Em 1991, os católicos eram 83% da população. Em vinte anos, a população católica diminuiu 22%, ou seja, em proporção, a Igreja Católica perdeu mais de um quinto de seus fiéis.

Em números absolutos, a Igreja Católica perdeu quase 1,7 milhão de fiéis no País. O total de católicos caiu de 124,9 milhões em 2000 para 123,2 milhões em 2010.

Entre 1991 e 2000, a queda na proporção de católicos também tinha sido elevada, de 11,3%, mas o número absoluto tinha aumentado.

Se o ritmo de queda da última década for mantido, em vinte anos os católicos serão menos da metade da população.


Com informações Clarissa Thomé, estadao.com.br

Operação da PF contra pedofilia na web prende humorista Mução - Video


A operação da Polícia Federal contra pedofilia realizada na quinta-feira (28) em 11 estados e no Distrito Federal prendeu um humorista em Fortaleza. Fontes da PF informam que o detido é o radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, conhecido como Mução. No total, 18 pessoas foram presas na operação da Polícia Federal.

Na entrevista coletiva em que detalhou o caso, a Polícia Federal não deu o nome do preso. Mas revelou que ele é suspeito de disponibilizar imagens contendo pornografia infantil. Materiais de informática que estavam com ele, como notebook e tablet, foram apreendidos para perícia.

O radialista comanda um programa de rádio de humor retransmitido no Nordeste há 15 anos. Atualmente, ele é retransmitido em rádios de todo o país e é conhecido por aplicar pegadinhas por telefone.

“Tudo vai ser esclarecido. Ele não tem nenhuma participação. É profissional reconhecido nacionalmente. A partir das oitivas (depoimentos), a Polícia Federal vai constatar que ele não tem nenhum envolvimento”, afirmou o advogado do radialista, Waldir Xavier.

Rodrigo Emerenciano Vieira foi preso no apartamento em que mora no Bairro Meireles, em Fortaleza. Prestou depoimento na Polícia Federal e continua detido.


Prisões

Além do humorista, outras prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre, uma em Esteio e duas em Santa Maria), Minas Gerais (três prisões), Paraná (uma em Foz do Iguaçu), São Paulo (uma na capital), Rio de Janeiro (duas na capital), e Espírito Santo (uma na Grande Vitória).

A PF começou a monitorar a quadrilha há seis meses através de redes privadas de compartilhamento de arquivos. Os suspeitos atuavam no anomimato. Os arquivos compartilhados pela quadrilha continham cenas de adolescentes até 12 anos, crianças e bebês em contexto de abuso sexual. As fotos não eram vendidas, mas trocadas entre os usuários.

Segundo a Polícia Federal, 97 estrangeiros e 63 brasileiros participariam da rede de pedofilia, trocando material contendo cenas de sexo explícito com crianças e adolescentes. Em todo o Brasil, 49 pessoas foram identificadas.


Perícia

Segundo a PF, o humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal em Pernambuco. "Ele fica preso por 5 dias, prorrogáveis por mais 5, mas acredito que, pela materialidade das provas, [a prisão] pode ser transformada em preventiva", afirma a delegada da PF, Kilma Caminha.

A transferência ou não do suspeito para a sede do Recife depende da perícia que está sendo feita nos eletrônicos apreendidos com ele. "Se for constatado que há material pornográfico infantil ou adolescente, vai ser efetuado o flagrante e ele fica preso em Fortaleza", acrescenta a delegada.

A PF fez duas buscas no Recife, no antigo endereço residencial do suspeito, no bairro da Imbiribeira, e no comercial, no bairro de São José, além de buscas em dois locais em Fortaleza e um no Rio Grande do Norte. "A busca é uma complementação dessa arrecadação de provas, para que possamos ver se ele pode ser indiciado por outros crimes. Por hora, já temos comprovado que ele trocava essas imagens. Outros crimes estão sendo investigados", explica a delegada da PF.

De acordo com Nilson Antunes, diretor regional de Combate ao Crime Organizado da PF, os dados obtidos ao longo das investigações já comprovam o envolvimento do suspeito. "Já temos provas robustas da participação dessa pessoa no cometimento desses crimes. São provas técnicas que não temos como materializar, análise de transmissão de dados, de material de informática", afirma.

O suspeito teria se mudado para Fortaleza há pouco tempo, cerca de três meses. "Quando as investigações começaram, em dezembro, ele morava aqui no Recife. Identificamos residências dele em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte", afirma Antunes, que ressalta ainda a impossibilidade de dar mais detalhes sobre a operação. "Esse é um caso que corre em segredo de Justiça, todo cuidado é pouco", diz o diretor regional.








G1

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jovem é preso por falsificar moedas em metalúrgica do pai no Rio Grande do Sul


Material de moedas falsas é idêntico ao verdadeiro, mas polimento e peso são diferentes

Um homem de 23 anos foi surpreendido em casa, nessa quarta-feira (27), com 832 moedas falsas de 50 centavos. O rapaz fabricava o material na metalúrgica do pai, de quem era funcionário, na cidade gaúcha de Sapiranga (52 quilômetros de Porto Alegre), no Vale do Sinos.

A polícia chegou até John Kedly da Cunha depois de uma denúncia feita por professores de seu irmão menor, de 11 anos. Os docentes notaram que as moedas levadas pelo aluno à escola eram mais leves e menos brilhantes, o que despertou a atenção.

Ao chegarem à casa do acusado, os policiais encontraram os R$ 416 falsificados no quarto do jovem. Às autoridades, ele disse que fabricava as moedas “por diversão” havia quase um ano.

“Ninguém faz tanta quantidade de moeda falsa há tanto tempo por brincadeira”, disse o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cláudio Rieger. Cunha afirmou que fazia as cópias à noite, quando ficava sozinho na fábrica.

“Como ele utilizava moedas verdadeiras para a confecção dos moldes, o material era idêntico ao verdadeiro. Só que o polimento e o peso eram diferentes. Mas se as moedas tivessem um polimento melhor, elas seriam passadas adiante facilmente”, disse Rieger.

Segundo a Brigada Militar de Sapiranga, até o momento, nenhuma moeda falsificada com as características das fabricadas por Cunha havia sido encontrada no comércio.
Como se trata de crime contra o sistema financeiro nacional, Cunha foi levado à Superintendência da Polícia Federal, em Porto Alegre, para prestar esclarecimentos.

Até a conclusão deste texto, a PF não havia dado retorno à reportagem sobre o destino de Cunha. A defesa do acusado não foi encontrada para comentar a prisão.


Lucas Azevedo UOL, em Porto Alegre

Televisão - Audiência de "Encontro com Fátima Bernardes" desta quinta (28), é a menor da semana


Na manhã desta quinta-feira (28), a audiência da manhã continuou com os desenhos do SBT. Com 6 pontos, Fátima Bernardes atingiu a menor audiência da semana, que começou com 10 pontos na estreia de seu programa na segunda (25). Os dados preliminares foram divulgados pelo IBOPE.

O programa da apresentadora global começou por volta das 11h24 e foi encerrado ao 12h02. Durante esse período, o SBT continuou na liderança com 6.4, a Globo ficou com 6, a Record com 4.7 e a Band com 2.1. Cada ponto de audiência representa 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Na quarta-feira, no período das 10h43 às 11h59, a jornalista obteve 6.3 pontos de audiência, enquanto o SBT teve 7.8 pontos com a exibição de desenhos como "Tom e Jerry" e "Thundercats".

No programa desta manhã, Fátima conversou com famílias sobre o pagamento de mesada para os filhos e um especialista explicou como os adolescentes podem aprender a lidar com dinheiro. A dupla de repórteres Lair e Victor realizaram um "desafio" durante o programa: quem dobrava uma camiseta em tempo recorde. A pauta surgiu do vídeo de uma internauta.

UOL

Promotoria Militar de Santa Catarina denuncia PMs que "brincaram de sexo" com escultura de vaca


Os policiais militares flagrados uniformizados simulando ato sexual com uma escultura de vaca no centro de Florianópolis, em novembro de 2011, serão denunciados pela Promotoria Militar de Santa Catarina por crimes de prevaricação e violação do ato funcional.

A informação foi repassada pelo promotor da Justiça Militar Sidney Eloy Dalabrida. Os quatro PMs já haviam sido afastados das atividades pela "brincadeira", feita ao lado do Mercado Público, num momento em que a área parecia praticamente deserta.

A pena prevista é de seis meses de prisão, que pode ser cumprida no quartel em tempo integral, ou dividida entre ficar no prédio pela manhã e retornar para casa à noite. Porém, o Código Penal Militar indica que eles não podem usufruir de atenuantes, como prestação de serviço à comunidade.

As fotos vazaram na internet apenas em janeiro. Nelas, um dos policiais se posiciona atrás da estátua da vaca, enquanto os colegas registram com câmeras e riem da cena. Dois carros da polícia aparecem estacionados próximos do local.

As esculturas fizeram parte da exposição urbana Cow Parade, que espalhou 52 esculturas de vacas em Florianópolis e em outras quatro cidades do Estado. Em fevereiro deste ano, as obras arrecadaram quase R$ 500 mil em um leilão, sendo que metade da quantia foi doada a instituições de caridade.


Casos recentes

Um outro caso recente ganhou repercussão envolvendo PMs catarinenses, relacionado às fotografias de policiais militares em supostos atos íntimos com uma mulher vestindo farda.

O inquérito aberto pelo Batalhão da PM em Caçador tem prazo para conclusão em até 40 dias, e, se forem comprovadas as irregularidades, o caso será encaminhado à Justiça Militar.

Segundo a promotoria da Justiça Militar, estes episódios não são inéditos no Estado. Há, pelo menos, mais seis investigações semelhantes em curso, que incluem denúncias de corrupção de menores e estupro dentro de veículos e de unidades da corporação.


Com informações Léo Pereira UOL, em Florianópolis

Ministro manda retirar nome de Laerte Gomes da lista de fichas sujas do TCU


O prefeito de Alvorada do Oeste e presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) Laerte Gomes é ficha limpa.

Por determinação do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, o nome do prefeito foi retirado da relação de responsáveis por contas julgadas irregulares, enviada pelo órgão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o prefeito Laerte Gomes, estava ciente de que isto iria acontecer, porque já havia sido comunicado sobre o efeito suspensivo, para que ele pudesse ter direito a defesa no processo.



Assessoria

Sortudos e azarados - Garçons ganham Quina de São João e pedem demissão de restaurante no Rio


Dono do Cervantes já se prepara para perder pelo menos 15 funcionários. Um copeiro, que sempre aposta e dessa vez ficou de fora, lamentou: "Não sei o que deu em mim"

Desde o último fim de semana, 20 funcionários do Cervantes, um dos mais tradicionais restaurantes do Rio de Janeiro, parecem estar bem mais felizes do que o habitual. O motivo: são alguns dos ganhadores da Quina de São João, que no sábado passado distribuiu quase R$ 90 milhões em prêmios.

As identidades dos sortudos - em sua maioria garçons, copeiros, operadores de caixa, que ganham em média R$ 2 mil por mês e acabam de receber R$ 635 mil cada um - estão sendo preservadas.

Juan Carballo Blanco, sócio-gerente da filial da Barra da Tijuca, onde foi organizado o bolão, agora corre contra o tempo para reformular sua equipe de 47 funcionários. "Primeiro fiquei surpreso e contente, porque é a primeira vez na minha vida que eu vejo alguém conhecido ganhar. Mas aí fui ficando preocupado, porque é um desfalque bom". Mesmo com a boa notícia, ninguém deixou de ir trabalhar no dia seguinte. "Todos honraram o compromisso, foram extremamente profissionais".

Embora Blanco vá perder 15 de seus funcionários nos próximos dias, não foi nem preciso publicar anúncio de emprego. As vagas já estão sendo preenchidas por indicação. "Eles mesmos, que são funcionários antigos, estão trazendo amigos, conhecidos, então a partir de domingo eu já tenho a equipe formada. Isso que é importante". Mas Blanco acredita que é só uma questão de tempo até os outros cinco decidirem sair também.

Alguns planos já começam a ser construídos. Os com visão mais empreendedora já querem montar um negócio próprio. Um deles vai abrir um mercadinho, outro decidiu investir no mercado imobiliário: vai comprar algumas quitinetes em Rio das Pedras, região de classe baixa na zona oeste da cidade, e colocar para alugar. Há também os que pretendem ajudar a família. Um deles decidiu levar os parentes de volta para sua terra natal, no Ceará. O outro vai dar uma casa para a irmã, e um dos felizardos resolveu dar R$ 5 mil pra cada um dos irmãos. "Não sei quantos são, mas são muitos", ressalta Blanco.


Mas nem todos entraram no bolão. Um ficou de fora porque foi levar o filho no aeroporto, o outro porque faltou ao trabalho por estar doente, outros por trabalharem em turnos diferentes, ou porque simplesmente não quiseram participar. Mas ninguém deve ter sentido tanto quanto o copeiro Lúcio Osório, funcionário do Cervantes há dois anos.

Apostador habitual, ele tinha o dinheiro na mão, mas decidiu não participar. Um dia antes, ele havia ganhado R$ 10 - justamente o valor das cotas do bolão - por ter acertado o resultado do jogo entre Grêmio e Palmeiras. "Não sei o que deu em mim. Não apostei e peguei o dinheiro de volta", disse Osório. Ele costuma apostar em todo tipo de jogo, mas reconhece que mais perde do que ganha. "Eu fiquei muito feliz por eles, mas no domingo bateu um desânimo de trabalhar. Chorei muito".

Por enquanto, os ganhadores decidiram fazer uma vaquinha e dar R$ 1 mil para ele e os outros 26 funcionários que não participaram. Todos ficaram mais motivados, e acreditam que a sorte anda rondando o local. Agora, pretendem continuar a tradição, que já existe há sete anos. Lúcio não desanimou. "Eu vou continuar apostando direto agora. Já deixei dez reais com a minha mãe. Sábado tem jogo, né!".


Outro bolão foi de policiais

Os 26 policiais militares de Curitiba que acertaram um bolão da Quina de São João continuam trabalhando normalmente na 12ª Batalhão da PM, mas a sorte deles pode estar relacionada ao pé quente do coronel Guilherme Rocha, comandante do Batalhão e que assumiu o posto na última quinta-feira.

Essa é a segunda vez que ele vê seus subordinados ganharem em loterias federais. "Há uns três ou quatro anos estava no Hospital da PM quando um grupo de soldados ganhou a Mega-Sena da virada naquele ano. Parece que a sorte está ao meu lado, mas infelizmente nessas ocasiões não joguei", brinca.

Por conta da premiação, cada ganhador receberá R$ 488.495,17. "Ao saber da notícia na segunda-feira todos ficaram felizes, alguns vieram até mim para lamentar o fato de não terem entrado no bolão. Mas no final, foi um fato positivo que deu alegria a todos aqui", disse.

Mesmo com a premiação, o comandante alegou não ter recebido nenhum pedido de baixa ou ter havido alguma conversa com os policiais. "O único pedido foi o de manter sigilo sobre os nomes, mas eles são de variadas patentes", lembrou. O valor do bolão, de R$ 1.260, teve a participação também de quatro parentes de policiais, elevando para 30 o número de ganhadores.

IG Ultimo Segundo

Contas da Eletrobrás pesam no orçamento das famílias rondonienses



A Eletrobras Distribuição Rondônia(antiga Ceron)atende hoje 52 municípios, com 506.032 consumidores, de acordo com a ANEEL, porém entre estes consumidores mais da metade não estão satisfeitos com o valor de suas contas de energia, segundo o aposentado Manoel José “A tarifa é muito salgada sendo assim é impossível ficar satisfeito com a empresa e quando procuramos nossos direitos junto aos órgãos responsáveis, a decepção com a falta de transparência chateia mais ainda.

E ainda temos que nos dar por satisfeito quando passamos de três a cinco horas sem energia, pois ao ligar para fazer a reclamação, as “previsões” nunca estão certas.” De acordo com o coordenador de atendimento da Eletrobras, Uilson Augusto “A tarifa é regulada pela ANEEL e ela é única. O que diferencia é o consumo, pois as pessoas geralmente têm vários equipamentos, fazendo assim com que a conta venha proporcional ao consumo, já que a energia é faturada de acordo com a medição.”

Energia elétrica é central na vida das pessoas na contemporaneidade, e distribuir energia elétrica é um assunto muito sério. E para realizá-lo com qualidade é preciso que se faça sobre uma rede de qualidade e confiança, porém atualmente os serviços oferecidos pela Eletrobras deixam muito a desejar, afirma o motorista do bairro Eldorado, João Matias, que ao passar um mês viajando teve sua conta dobrada sem qualquer explicação. “Se ao menos ao cobrar meus direitos eu fosse bem tratado eu até não reclamaria tanto.

Segundo Uilson Augusto a maioria das reclamações recebidas na Eletrobras hoje, é justamente com relação ao faturamento por estimativa por média. “A ANEEL mudou a metodologia para calcular a média, o que antes era feito na média no período de 3 meses e hoje a média e feita pelo período de 12 meses.Sendo assim pela ausência de leitura real, essas faturas estão sendo faturadas por estimativa sendo que nem sempre essa estimativa é real” informa Uilson Augusto.

O preço da energia cara de Rondônia, esta pesando fortemente no orçamento das famílias, para muitos consumidores não existem explicações claras por parte da Eletrobaspara tal preço cobrado. Ao tentar fazer à leitura da conta a empresária Paula Lopes diz que fica tão confusa que desiste, “Já tentei de todas as maneiras, entender tudo o que eles me cobram, mas nunca consigo, tentei pelo próprio site da Eletrobras que disponibiliza a opção “Como fazer sua leitura”, porém a página nunca abre. São tantas taxas, taxa de distribuição, taxa de transmissão, encargos, tributos, iluminação pública e enfim o valor do consumo.

Consumo este que também não fica nada claro pra mim, pois de acordo com a tarifa no site da ANEEL o valor da tarifa (de acordo com o site da ANEEL o valor da tarifa) sem impostos é de R$/kWh 0,38895 só que quando eles colocam o tal “imposto” todo mês é um valor diferente, como no último mês ele veio no valor de R$/kWh 0,499916. Segundo o Procurador da Presidência da Eletrobras Efrain Pereira, a tarifa homologada pela ANEEL de R$/KWH 0,38895 é fixa, porém somam-se a ela os outros encargos, como: ICMS, PIS E COFINS. O PIS E O COFINS são variáveis em razão aos encargos federais que podem ser pra mais ou pra menos, já o ICMS é fixo em 17% alíquota.



Com informações Rondonoticias

Assembléia Legislativa aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2013


Os deputados estaduais aprovaram na sessão desta quarta-feira (27) o projeto de lei nº 446, de autoria do poder Executivo, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2013.

“A LDO estabelece as diretrizes orçamentárias a serem observadas na elaboração da proposta orçamentária do Estado para o exercício financeiro de 2013, compreendendo as metas e resultados fiscais, as prioridades e metas físicas e a estruturação e organização dos orçamentos”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD).

Em plenário, a LDO foi votada e aprovada pelos deputados estaduais, abrindo espaço para o início do recesso Legislativo, conforme estabelece a Constituição Estadual. A matéria tramitou na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, onde foi relatada favoravelmente pela deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC).

De acordo com a mensagem do Executivo, a meta para 2013 é priorizar a redução das desigualdades sociais entre as regiões, combate à pobreza e extrema pobreza e equilíbrio nas finanças estaduais, entre outras ações.

A administração estadual também ressalta a responsabilidade fiscal e a elevação da qualidade de vida da população. O Governo destacou na mensagem a implantação do Plano FutuRO, destinado a atender aos mais de 300 mil rondonienses que vivem em situação de pobreza.

“Rondônia é um Estado rico, onde não combina ter um percentual tão elevado de pessoas vivendo na miséria. A expectativa é de que os projetos saiam do papel e proporcionem melhoria de verdade na qualidade de vida das pessoas mais humildes”, completou Hermínio.

ALE

Eleições 2012 - Candidatos têm de abrir conta específica para arrecadar recursos


Os candidatos a prefeito e a vereador que disputarão o pleito de outubro têm de abrir conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha.

A exigência da conta específica se estende também aos comitês e aos partidos. A conta é obrigatória a todos, mesmo que não haja arrecadação ou movimentação de recursos financeiros.

Antes de arrecadar e gastar recursos na campanha eleitoral são necessários: o requerimento do registro de candidatura ou do comitê financeiro; a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); a comprovação da abertura de conta bancária específica; e a emissão de recibos eleitorais.


Conta bancária

O CNJP para a abertura da conta específica é fornecido pela Receita Federal após o pedido de registro do candidato à Justiça Eleitoral. Além do CNPJ, o candidato ou comitê deve apresentar o Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral (Race), disponível na página do TSE na internet.

A conta deve ser aberta em instituição financeira que possua carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil, sendo vedado o uso de conta bancária preexistente.

O prazo para a abertura da conta é de até 10 dias a partir da data de concessão do CNPJ. A conta é facultativa aos candidatos ao cargo de vereador em municípios com menos de 20 mil eleitores. No caso de município que não possua agência bancária ou correspondente bancário, os diretórios partidários, comitês financeiros e candidatos não são obrigados a abrir conta bancária eleitoral.


Partidos

Os partidos políticos, em todas as esferas de direção, também devem providenciar a abertura de conta específica. O prazo, no entanto, termina em 5 de julho e a legenda deve utilizar o CNPJ próprio já existente.

Confira as orientações sobre abertura de conta bancária eleitoral.


Confira a resolução sobre a arrecadação e os gastos de recursos e prestação de contas.


Com informações TSE

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Segundo Governo Federal Transposição do funcionalismo público irá beneficiar somente os servidores contratados até 1987


A bancada de Rondônia no Congresso recebeu informação oficial do Governo Federal que a Transposição do funcionalismo público irá beneficiar somente os servidores contratados até 1987, informou o senador Ivo Cassol, datalhando ainda que os salários serão os atuais pagos pelo Governo do Estado.

O parecer final da Advocacia Geral da União (AGU) não será alterado nesse caso e aqueles que já se aposentaram ficam mesmo de fora. Segundo Cassol as explicações para a bancada foram feitas pela ministra da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann.

Ela disse ainda que entende as manifestações de revolta anunciadas pelo funcionalismo rondoniense, mas afirmou que a Força Nacional de Segurança será chamada para proteger o acesso às usinas do Madeira.

O deputado federal Moreira Mendes relatou que não participou da reunião, mas confirmou que teve conhecimento do assunto. "O parecer é no sentido de se garantir até 1987, manter os salários de origem e não beneficiar os aposentados.

Não haverá Transposição. Sempre disse que o assunto iria se caminhar dessa forma, queria que acontecesse o contrário, mas na prática, o Governo Federal dando as costas para Rondônia". A deputada federal Marinha Raupp proibiu os demais membros da bancada de se pronunciarem.



Com informações Na Hora Online

Nova loja da Cometa Center Car é inaugurada em Ji-Paraná-RO


Dando continuidade ao projeto de expansão e adequação de suas concessionárias, o Grupo Cometa inaugurou sua nova sede em Ji-Paraná-RO, a Cometa Center Car Volkswagen.

“A nova sede atende todos os requisitos considerado de extrema importância para a montadora Volkswagen do Brasil. Uma concessionária com padrão europeu de qualidade e com um conceito ecologicamente correto, como acontece também na concessionária em Cáceres”, enfatiza o Diretor Comercial do Grupo Cometa, Hélio César de Oliveira.

O Grupo Cometa está em Ji-Paraná desde 1.995, primeiramente com a instalação da concessionária Honda Cometa Motocenter, em seguida, com mais de 10 anos com a concessionária Volkswagen e desde o final de 2010 uma concessionária Hyundai.


O presidente do Grupo, Francis Maris Cruz, em entrevista, explica “nós acreditamos muito na cidade e na região, Ji-Paraná é uma cidade polo, está localizada estrategicamente no centro do estado, conhecida popularmente como o coração de Rondônia, sendo um centro de distribuição econômico para toda a região”.

Com um investimento de mais de R$ 7 milhões, a Cometa Center Car de Ji-Paraná será uma das melhores estruturas físicas e de atendimento do norte do Brasil, como já ocorre em Cáceres.

O presidente do Grupo, Francis Maris Cruz, convida todos que ainda não conhecem a concessionária, que façam uma visita e conheçam as instalações, onde são realizados os serviços de funilaria e pintura, alinhamento e balanceamento tendo o menor preço da região, e ressalta “ que nossos colaboradores terão o maior prazer em atendê-los e não se preocupe se o seu veículo não for Volkswagen porque atendemos qualquer marca.

Agora se você ainda não tiver o seu carro próprio aproveite para conhecer a nova linha Volkswagen que está linda e venha tomar uma café expresso ou um lanche em nossa lanchonete.”


José Roberto / Assessoria

Desarticulada quadrilha que furtava veículos na região Central do Estado; Dois são menores


Em uma ação ostensiva entre as Polícias Militar e Civil, em Ouro Preto do Oeste, resultou na prisão de quatro elementos que vinham aterrorizando toda a região central do Estado. A especialidade do bando era furtar motos e carros. Entre os quatros presos, dois são menores de idade. Desde o último dia 20 até 25 deste mês, pelo menos cinco veículos, entre motos e carros, foram furtados nas cidades de Ouro Preto, Ji-Paraná e Presidente Médici.

Segundo a Polícia, desde o primeiro furto, Policiais Militares do Serviço Reservado e Policiais do Sevic, começaram a investigar o crime e de posse de algumas informações, chegaram até um menor de idade. Durante o interrogatório, o menor confessou a autoria nos crimes e acabou delatando o restante da quadrilha.

Ricardo Mendes de Jesus, de 19 anos e Ezequiel Lima de Araujo, 21 anos, foram presos na cidade de Ouro Preto, e com eles, os policiais encontraram outras motocicleta furtadas. Um veículo Fusca, que já estava escondido na cidade de Presidente Médici, foi encontrado com o motor "fundido" e com o pneus novos cortados de faca.

Todos os envolvidos, juntamente com os veículos apreendidos, foram entregues na Delegacia de Ouro Preto para as providências cabíveis.




Com informações Comando 190

Vereador apresenta proposta para regulamentar horário para carga e descarga de mercadorias nas principais avenidas de Ji-Paraná


O Presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB), pretende regulamentar o horário para carga e descarga de mercadorias nas principais avenidas de Ji-Paraná.

Conforme o vereador hoje é comum nas avenidas da cidade ter caminhões pesados estacionados carregando e descarregando mercadorias, o que tem atrapalhado o trânsito e aumentado o risco de acidentes.

A intenção do vereador é que haja um horário específico para a realização deste serviço, provavelmente no período da noite quando o número de veículos trafegando é menor.

Com esse intuito, nesta semana o vereador protocolou requerimento junto ao diretor da Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTEU), Marion Disnei da Silva, solicitando um estudo para saber qual o horário será o mais apropriado para o serviço de carga e descarga.

Para Nilton Cezar, a medida deverá abranger as avenidas Brasil, Monte Castelo, Marechal Rondon, Curitiba, Maringá e Aracajú. Porém, o vereador ressaltou que elaborará a regulamentação tendo como base o estudo da EMTU.

O presidente citou como exemplo a Avenida Brasil, considerada a principal avenida do município, devido fluxo de veículos intenso e a que possui grande número de estabelecimentos comerciais.

“Na Avenida Brasil é comum encontrarmos caminhões pesados estacionados em horário de pico, atrapalhando o fluxo de veículos e até mesmo contribuindo para ocorrência de acidentes, como muitas vezes já aconteceu”, ressaltou.



Com informações Decom / CMJP

Alerta - Coca-cola brasileira possui o maior índice de substância considerada cancerígena


Instituto norte-americano divulgou alerta sobre a quantidade de substância usada no corante caramelo, que está dentro dos limites estabelecidos pela Anvisa.

Estudo divulgado nesta terça-feira (26/06) pelo Centro de Ciência de Interesse Público (CSPI, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, aponta que as latas do refrigerante Coca-Cola vendidas no Brasil têm a mais alta concentração da substância 4-metil imidazol (4-MI), usada na fabricação do corante caramelo e que, em altas quantidades, poderia provocar o surgimento de câncer.


Quantidade de 4-MI por 355 ml de refrigerante

Brasil 267 mg

Quênia 177 mg

Canadá 160 mg

Emirados Árabes Unidos 155 mg

México 147 mg

Reino Unido 145 mg

Estados Unidos - Washington 144 mg

Japão 72 mg

China 56 mg

Estados Unidos - Califórnia 4 mg

De acordo com o estudo, as latinhas analisadas no Brasil apresentaram 267 mg de 4-MI, a mais alta concentração dentre os países pesquisados (confira tabela ao lado). O índice registrado no Brasil, no entanto, está dentro do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que a substância pode ser usada desde que o teor não exceda a 200mg/kg.

O CSPI já havia detectado em março deste ano uma alta concentração da substância nas latinhas do refrigerante vendidas na Califórnia, nos Estados Unidos. Depois da descoberta, a Coca-Cola alterou sua fórmula e reduziu a taxa de 4-Mi para 4 mg por 355 ml.

O diretor executivo do CSPI, Michael F. Jacobson, afirma no relatório do estudo que "é possível quase eliminar essa substância dos refrigerantes e que, por isso, não há desculpas para a empresa não fazer a mudança".

O estudo afirma ainda que na Califórnia, por exemplo, os produtos com mais de 30 mg de 4-MI por dia precisam receber uma etiqueta de alerta na embalagem para conscientizar o consumidor sobre os riscos de consumo, já que as chances de uma pessoa que consome essa quantidade por dia ter câncer é de uma em 100 mil.

Procurada pela Época NEGÓCIOS, a Coca-Cola Brasil afirmou, por meio de nota, que a quantidade da substância 4-MI presente no corante caramelo utilizado no refrigerante vendido no Brasil é "absolutamente segura" e ressaltou que os índices presentes no refrigerante estão dentro dos padrões da Anvisa. Por isso, a empresa afirma que não vai alterar sua fórmula mundialmente conhecida.

"Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não têm potencial para modificar a cor ou o sabor da bebida. Ao longo dos anos já implementamos outras mudanças no processo de fabricação de ingredientes, no entanto, sem alterar nossa fórmula secreta. Continuamos a nos orientar por evidências científicas sólidas para garantir que nossos produtos sejam seguros. O elevado padrão de qualidade e segurança dos nossos produtos permanece sendo nossa mais alta prioridade", afirma o comunicado.


Com informações epocanegocios.globo.com

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ji-Paraná - Iniciadas as obras de duplicação da BR 364 - Fotos



Na manhã do ultimo sábado (23), a empresa Aterpa de Minas Gerais (MG) vencedora da licitação para a execução das obras de duplicação da BR-364, em Ji-Paraná iniciou os trabalhos na entrada do município, sentindo Presidente Médici/Ouro Preto.

Um engenheiro da empresa, que preferiu não se identificar, disse que o prazo de execução dos serviços é de um ano, mais que a conclusão poderá sair em seis meses. O engenheiro informou ainda que a obra de duplicação da rodovia federal terá três frentes de serviço.

Esta obra esta orçada em R$ 68 milhões e será realizada via Ministério dos Transportes, e a assinatura da ordem de serviço deverá ocorrer até o final do mês em Ji-Paraná e contará com a presença do Ministro Paulo Passos.

Esta duplicação é parte do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e está sendo viabilizada por meio de emenda parlamentar de bancada indicada pelo Senador Acir Gurgacz.


Acompanhamento

Durante os primeiros e trabalhos de limpeza das marginais, o senador Acir Gurgacz (PDT) acompanhado do deputado estadual, Euclides Maciel e outras autoridades estiveram acompanhando os serviços e conversando com os engenheiros da obra. O recurso destinado para a duplicação da BR-364, em Ji-Paraná, foi conseguido pelo senador pedetista através do Ministério dos Transportes (MT). A duplicação terá uma extensão aproximada de 10 quilômetros de pavimentação, e mais as marginais.


Viaduto

Em um dos trechos da duplicação será construído um grande viatudo, localizado no cruzamento da BR-364, com rua, Amazonas no bairro da Vila Jotão. A obra passará onde é atualmente o conhecido Trevo da Vila Jotão, entrada para o segundo distrito da cidade. De acordo com os engenheiros da empresa, seria impossível a permanência das grandes árvores neste local.


Reaproveitadas

Por telefone, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri), Reinaldo Pereira garantiu que todas as palmeiras, aproximadamente 30 unidades, retiradas do Trevo da Vila Jotão serão reaproveitadas. Elas estão sendo levadas e replantadas nas áreas do Beira Rio Cultural, Praça do cemitério dos Pioneiros no bairro, Urupá, e no Trevo do Bairro Dom Bosco, divisa com o bairro, Parque São Pedro.










Com informações Diário da Amazônia e Central Rondônia

Fotos Ivoneide P.Silva


Piloto de motocross morre em acidente durante treino



O piloto João Paulino da Silva Júnior, o Marronzinho, faleceu nesta terça-feira quando treinava na pista de Potecas, em São José (Santa Catarina). Aos 29 anos, ele era considerado um dos maiores nomes do motocross brasileiro da atualidade. Tinha no currículo três títulos nacionais.

Marronzinho se preparava para a quinta etapa do Brasileiro, que será disputada em Mato Grosso no próximo fim de semana. O acidente fatal ocorreu quando o piloto saltava com a moto no treino.



Neste ano, João Paulino participava de provas do brasileiro de Motocross, Superliga Motocross e Arenacross. Todos na categoria MX1, a mais disputada. Ele deixa esposa e um filho de quatro anos.

O velório de Marronzinho será no Centro de Cultura de Santo Antônio dos Anjos, no Centro Histórico de Laguna. O enterro está previsto para as 16h no cemitério da Irmandade desta quarta-feira, 27.

A Confederação Brasileira de Motociclismo divulgou uma nota oficial de pesar pelo falecimento do piloto. Segundo Firmo Henrique Alves, presidente da entidade, a modalidade "perdeu um de seus filhos mais queridos", que "colaborou no crescimento do motocross nacional".



Com informações SporTV.com

Agricultura - Cafezais de Rondônia em processo de recuperação



Após uma década de declínio, a safra de café do tipo conilon em Rondônia começa a dar sinais de recuperação. Na colheita 2010/2011, de acordo com levantamentos da secretaria de Agricultura e Pecuária, Seagri, foram colhidas 1 milhão 468 mil sacas de 60 quilos. No entanto, na colheita de 2011/2012, que está em fase final, deverão ser beneficiadas 1 milhão 638,8 mil sacas.

Esse incremento positivo na produção cafeeira no Estado, que será mostrado em nível nacional pelo programa Globo Rural, da Rede Globo, deve-se a novas tecnologias colocadas em prática pelos produtores rurais e o apoio do governo do Estado, através da Emater. A equipe do Globo Rural conheceu de perto a produção de café conilon que está se reerguendo em Cacoal, na região central do Estado.


Recuperação

Segundo o secretário de Agricultura do município de Cacoal, Wilmar Kemper, a área cultivada com café diminuiu 6% no Estado, principalmente pela queda nos preços, com os produtores rurais migrando para a produção de leite e outras culturas. Contudo, de acordo com ele, a recuperação nos preços do café, as novas tecnologias, mudas clonadas e irrigações começam apresentar resultados positivos.

O técnico agrícola, Wesley Gama, da Emater que presta assistência aos produtores de café no município de Cacoal, apresenta como exemplo, o produtor rural Arnilei Sérgio Kalki, que cultiva mudas clonadas e utiliza novas tecnologias, está colhendo 100 sacas de café por hectare. Kalki ainda usa o sistema de terreiro (leira) para secar ao ar livre, sol e vento, agregando valor ao produto na hora da comercialização.



Com informações Decom

Juiz da Comarca de Presidente Médici participa de entrevista na Rádio Rondônia FM



O Mmo Sr. Juiz da Comarca de Presidente Médici Dr. Adriano Lima Toldo, participou na manhã desta terça feira (26), de entrevista no Programa Rondônia em Destaque na 91,9 Rádio Rondônia FM, onde destacou as medidas da Portaria 002/2005/JIJ/P.M. Art. 13 que diz:

a) Nenhuma criança, pessoa de até 12 anos de idade incompletos ou adolescente com idade entre 12 (doze) e 14 (quatorze) anos incompletos poderá permanecer nas ruas, praças ou logradouros públicos após às 22h (vinte e duas horas), se desacompanhados de pelo menos um dos pais ou familiar responsável com anuência dos pais.

b) Nenhum adolescente, pessoa com idade entre 14 (quatorze) anos completos e 18 incompletos, poderá permanecer nas ruas, praças ou logradouros públicos após 01h (uma hora) da madrugada, se desacompanhados de um dos pais ou familiar responsável com a anuência dos pais.

c) Em caso de não observância, o Conselho Tutelar do Município de Presidente Médici e o Conselho Tutelar do Município de Castanheiras farão a entrega das crianças e adolescentes aos pais, sob termo e com advertência (Art. 129, VII, E.C.A.) para o devido exercício do Poder Familiar (Art. 1.634, I e VII).

O Mmo Sr. Juiz Dr. Adriano Lima Toldo, considerando-se que “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente” (Art 70, E.C.A.) e que “ Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais” (Art. 22, E.C.A.)

O Mmo Sr. Juiz Dr. Adriano Lima Toldo disse estar a disposição da população de Presidente Médici, bastando para isso os interessados procura-lo no Fórum do município.


José Roberto Radialista

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pânico afronta decisão de desembargador e SBT estuda nova ação contra Band



A edição de ontem do Pânico na Band afrontou a decisão do desembargador Vito Guglielmi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que no último dia 28 proibiu provisioriamente os humoristas do programa de exibirem imagens, imitações e caricaturas de Silvio Santos.

A medida, na prática, tornou inviável a imitação do apresentador do SBT por parte do humorista Wellington Muniz, o Ceará.

O Pânico também está proibido de se aproximar de Silvio Santos _tem de ficar a cem metros de distância, pelo menos.



Na edição deste domingo, o Pânico promoveu um velório do Silvio Santos de Muniz. Colocado em um caixão, o personagem foi cercado por carpideiras, recebeu coroas de flores e despedidas. "Jamais imaginei que estaríamos aqui velando uma piada", protestou o apresentador Emilio Surita.

Para os advogados do SBT, não há dúvida de que o Pânico desrespeitou o efeito suspensivo e terá que pagar a multa estipulada na decisão judicial, de pelo menos R$ 100 mil.

O departamento jurídico do SBT também analisa a possibilidade de ingressar com uma nova ação contra o humorístico, pedindo indenização por danos morais, por suposta ofensa a Silvio Santos no "velório" de ontem.

A Band não se manifestou sobre o assunto.



Com informações Noticias R7

Cacoal - Acidente na BR 364 perímetro urbano da cidade envolve Fiat Uno e Carreta



Na tarde deste domingo, na Av. Castelo Branco – Marginal da BR 364 – zona urbana de Cacoal, um veículo Fiat Uno, placa GZQ 1000, de Vilhena foi atingido por uma carreta, placa JZM 0731, também de Vilhena, vindo o Fiat Uno, após a colisão, atingir uma árvore que fica no canteiro central, entre a Av. Castelo Branco e a BR 364.

A carreta, conduzida pelo Sr. João Maria, veio a parar a uma distância de 300m do local da colisão.


As causas do acidente estão sendo periciadas, entretanto, de acordo com populares, ambos os veículos trafegavam na mesma direção, sentido Pimenta Bueno, quando a carreta fez a ultrapassagem, vindo a atingir o Fiat Uno, que perdeu o controle e só parou quando bateu contra a árvore.

No veículo Fiat Uno, que ficou bastante destruído, estavam o motorista, Sr. Francisco de Paula, sua esposa e filha.

Após o acidente, os três foram conduzidos ao Hospital Unidade Mista de Cacoal para exames e observação. Segundo eles, tudo aconteceu muito depressa, a família veio a Cacoal ontem, sábado, para visitar amigos, e no momento do acidente, estava voltando para casa em Vilhena.


Com informações Portal 364

Atriz Rondoniense de Ouro Preto do Oeste participa de Minissérie



A atriz rondoniense Cristina Lago vai participar da minissérie “Descalço Sobre a Terra Vermelha”, uma co-produção Brasil Espanha que contará na TV a vida de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), que hoje tem 84 anos. Cristina será uma das protagonistas femininas da série que será exibida no Brasil e na Espanha. No mês que vem ela começa a gravar no Mato Grosso.

Dom Pedro Casaldáliga é um símbolo da defesa dos direitos humanos no Brasil. O missionário catalão chegou ao Brasil em 1968, como conta o jornalista Francesc Escribano no livro homônimo, no qual se baseia a minissérie que será produzida pela TV Brasil, TVc, TVe e Raiz Produções Cinematográficas.

Adepto da teoria da libertação, o bispo tornou-se um missionário da cidadania por defender o rio Araguaia pela sua importância ecológica para o mundo indígena. Dom Pedro também se notabilizou pela luta em prol dos camponeses e pela reforma agrária. Ele nasceu em Barcelona-Espanha, em 1928, foi ordenado sacerdote em 1952, e veio em 1968 para a Amazônia Legal.



A atriz Cristina Lago, que é de Ouro Preto do Oeste, terminou recentemente as gravações do curta-metragem “O Casamento de Mário e Fia”, e falou da expectativa do novo trabalho. Ela demonstra que está pronta para mais este desafio na sua carreira.
“Vamos gravar no Mato Grosso em julho, agosto e setembro. O elenco é formado por atores brasileiros e espanhóis. Do Brasil temos nomes de destaque como Jackson Antunes, Babu Santana e Eduardo Magalhães, este último acabou de trabalhar na série O Rei Davi na Tv Record”, detalha Cristina.

O papel de dom Pedro Casaldáliga que defendeu a democracia em plena ditadura militar brasileira (1964-1985) e enfrentou latifundiários e posseiros de terras, ficou com o premiado ator espanhol Eduard Fernández, que pode ser visto no último filme de Almodovar: “A pele que habito”.Apesar de Cristina estar engrenando outro trabalho importante, o curta-metragem, idealizado pela atriz com o marido, músico Rodrigo Lima, está em processo de finalização.

— Junto a isso estou no processo de finalização do filme curta-metragem “O casamento de Mário e Fia”. Meu primeiro projeto pessoal de cinema junto com o Rodrigo Lima. Terminamos as filmagens em março e assim que a edição for concluída vamos inscrevê-lo em vários festivais nacionais e internacionais de cinema.



Fonte: Assessoria

Televisão - Pânico 'enterra' Silvio Santos e revolta apresentadora Sônia Abrão



Proibido pela Justiça de imitar o apresentador e dono do SBT Silvio Santos, o programa "Pânico na Band" realizou na noite de domingo (24) um 'enterro' do personagem interpretado por Wellington Muniz, o Ceará.

Toda a equipe do Pânico apareceu de preto em volta de um caixão colocado no meio do cenário.

A brincadeira irritou a apresentadora Sônia Abrão, citada durante o velório. "Lamento o desrespeito com a dor da minha família nesse momento de luto pela morte de meu pai. Meu nome em piada de velório é cruel!", "Acaba aqui qualquer sentimento de amizade ou coleguismo pelo pessoal do Pânico. Só posso concordar com a atitude de Silvio Santos",disse Sônia Abrão em seu Twitter.

Pela determinação judicial, os integrantes do Pânico devem ficar a uma distância mínima de 100 metros do apresentador, além de não poder imitá-lo, sob multa de R$ 100 mil.


Com informações Bondnews

Petrobras anuncia aumento da gasolina em 7,83% a partir de hoje



A Petrobras anunciou na sexta-feira que, a partir desta segunda-feira, a gasolina terá reajuste de 7,83% nas refinarias e o óleo diesel será reajustado em 3,94%. Esses aumentos não serão repassados ao consumidor porque o governo zerou a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), tributo cobrado sobre combustíveis. Com isso, a estatal poderá recompor parte da defasagem de preços dos combustíveis em relação ao mercado internacional, sem impacto no bolso do consumidor e na inflação. E ainda aumentará seu caixa em torno de R$ 420 milhões mensais, segundo cálculos do economista Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Em nota, o Ministério da Fazenda justificou a redução do tributo a zero como forma de “neutralizar os impactos dos reajustes dos preços da gasolina e do diesel anunciados pela Petrobras”. “Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento”, diz o comunicado divulgado no fim da tarde de sexta-feira e conforme antecipou o GLOBO na sexta-feira.

A alteração na cobrança do tributo será autorizada por meio de Decreto Presidencial que será publicado na segunda-feira no Diário Oficial da União. A redução da Cide custará aos cofres públicos R$ 420 milhões por mês, segundo cálculos do governo.

A decisão levou em conta o risco de um reajuste para o consumidor pressionar a inflação exatamente no momento em que as taxas convergem para o centro da meta (4,5%). E também a repercussão política de um aumento dos combustíveis às vésperas das eleições municipais. No entanto, especialistas avaliam que, dessa forma, o governo acaba por estimular, mais uma vez, o consumo de combustíveis fósseis no país em detrimento do etanol, menos poluente.

— Ao manter os subsídios à gasolina com preços artificiais, o governo acaba inviabilizando a competitividade do álcool que é um combustível mais limpo e renovável — disse um executivo do setor.

Em nota à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal informou que “o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”. Pelos cálculos do governo, a defasagem de preço hoje está em 22%, o que significa que o reajuste ainda não será capaz de compensar as perdas totais da estatal. Entretanto, segundo esses cálculos, o prejuízo está restrito ao período de janeiro a junho deste ano. De 2005 a 2011, de acordo com dados do governo, os altos e baixos da cotação do petróleo se anularam e não provocaram perdas para a estatal.

O reajuste já era esperado pelo mercado, considerando que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, vai detalhar na segunda-feira o Plano de Negócios 2012-2016, que prevê investimentos de US$ 236,5 bilhões.
O presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, destacou que tudo indica que não haverá reajustes para o consumidor.
— Não haverá impacto algum nos preços finais aos consumidores, se realmente o reajuste for integralmente absorvido pela Cide — afirmou Vaz.


Ações têm melhor semana do ano


Adriano Pires confirma que não haverá impacto na bomba.
— O governo vem fazendo essa política nos últimos nove anos, de usar a Cide para resolver problemas do caixa da Petrobras a curto prazo, sem causar impacto na inflação. Vai passar a mensagem para o mercado de que mudaram os presidentes da República e da Petrobras, mas continua tudo igual — diz Pires.

Ele calcula que, do início de janeiro ao fim de maio a Petrobras perdeu R$ 7,6 bilhões com a defasagem entre o preço da gasolina vendido no país e o custo médio do combustível no Golfo do México, segundo dados da agência especializada em energia do governo americano (EIA). Só com o combustível importado nesse período, e revendido a preços menores, a empresa perdeu R$ 750 milhões.

— Não faz sentido subsidiar com dinheiro público o consumo de gasolina, que é sujo, importado e de transporte individual, tudo em nome do controle da inflação — afirmou Pires.

Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a expectativa do reajuste — que foi confirmado após o fechamento do pregão — levou as ações da Petrobras a encerrar a semana com o melhor desempenho do ano. Os papéis preferenciais (PN, sem voto) avançaram 5,39% no período e os ordinários (ON, com voto) subiram 5,33%. Somente na sexta-feira, as ações preferenciais subiram 1,45%, a R$ 19,55. As ordinárias avançaram 0,96%, a R$ 20,16.


Com informações O Globo

Comentários via facebook

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?